Mais de 147 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo; Em Caruaru, são mais de 216 mil

O primeiro turno das Eleições Gerais de 2018 acontece neste domingo (07) em todo o País. Mais de 147 milhões de eleitores estão aptos a votar no pleito para eleger presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais.

Serão escolhidos 1.059 deputados estaduais, 24 deputados distritais, 513 deputados federais e 54 senadores que ficarão os próximos oito anos no Congresso Nacional.

Em Pernambuco, serão escolhidos 49 deputados estaduais e 25 deputados federais, além dos dois senadores. Em Caruaru, estão aptos a votar 216.900 mil eleitores estarão aptos a votar. No Estado, são mais de 6 milhões e meio de eleitores.

O eleitor escolherá primeiro o deputado federal (quatro dígitos). Depois, será a vez de votar para deputado estadual (cinco dígitos), dois senadores (três dígitos), um governador (dois dígitos) e, por fim, o presidente da República (dois dígitos).

Ao digitar os números, aparecerão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. Se as informações estiverem corretas, aperte a tecla verde Confirma. Para o cargo de senador, o eleitor deve fazer a operação duas vezes.

O voto no Brasil é obrigatório para todo cidadão, nato ou naturalizado, alfabetizado, com idade entre 18 e 70 anos. Para os jovens com idade entre 16 e 17 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos, o voto é facultativo.

As eleições de 7 de outubro próximo devem mobilizar cerca de 2 milhões de mesários em todo País. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a metade dos mesários se ofereceu para o trabalho de maneira voluntária.

Em Pernambuco, são cerca de 20 mil urnas, 81.344 mesários, 52 pessoas para mesas de justificativa e 7.987 administradores de prédios e apoio logístico. Em Caruaru, são mais de 3 mil mesários nos três Cartórios Eleitorais da cidade, sendo 390 na Zona 41, 1.350 na 105; e 1.420 na Zona 106.

Para atuar como mesário, o escolhido recebe treinamentos específicos e orientações de técnicos da Justiça Eleitoral, que o prepara para atuar no dia das eleições. A cada eleição, a Justiça Eleitoral convoca eleitores maiores de 18 anos e em situação regular para atuar no dia da votação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!