Pipas deixam mais de 600 mil casas sem luz em Pernambuco

O número de pipas enroscadas em fios elétricos costuma aumentar em período de estiagem como o que nos encontramos (Foto reprodução)

Somente nos oito primeiros meses deste ano foram detectadas mais de 1,2 mil casos de interrupções no fornecimento luz elétrica no estado. A companhia energética de Pernambuco (CELPE) afirma que número de casos é 32% maior que todo o ano de 2017.

Segundo o Gerente de operações da CELPE, Fabio Barros, esse fenômeno pode ser associado às linhas das pipas soltadas próximas as fiações, muitas delas com cerol, que acabam se enroscando nos fios elétricos e provocando curto-circuito. Fabio lembra ainda dos perigos de soltar pipas próximo às redes elétricas “o impacto pode levar o condutor ao chão. Qualquer choque pode ser fatal”, diz.

O alerta é reforçado contra linhas de pipas quem tenham cerol isso porque o produto aumenta o risco de choque elétrico, tornando o fio da pipa um condutor de eletricidade. Entre as recomendações da Celpe estão a importância de se empinar pipas apenas em áreas livres, longe dos fios, e nunca tentar retirar um fio preso às estruturas da rede de distribuição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!