III Exposição Novos Olhares será lançada nesta quinta-feira em Caruaru

A Exposição Novos Olhares, desenvolvida por estudantes de Jornalismo da Asces-Unita, chega à sua terceira edição e será lançada nesta quinta-feira (04), às 19h, no Memorial da Cidade de Caruaru. O trabalho seguirá em cartaz até o dia 29 de outubro, tendo o tema “Resiliência Quilombola”, e fez parte das disciplinas Fotojornalismo e Comunicação e Cultura.

Nele, os estudantes buscaram registrar o cotidiano de uma das comunidades quilombolas mais tradicionais de Pernambuco: Castainho. Situada na zona rural de Garanhuns, a comunidade figura como símbolo da resistência à opressão histórica sofrida por um grupo étnico-racial. O trabalho teve o objetivo de representar, através da linguagem fotográfica, o conceito de resiliência – enquanto capacidade do indivíduo de lidar com situações adversas, se fortalecer, mas, principalmente, se transformar.

De acordo com o professor Diogenes Barbosa, um dos responsáveis pelo trabalho, a exposição pretende ressaltar a capacidade de fortalecimento daquele povo e aproximar os estudantes dessa realidade. “O trabalho busca representar, através da linguagem fotográfica, o conceito de resiliência. Como resultado, foi possível garantir uma imersão dos estudantes na realidade quilombola e um melhor reconhecimento sobre questões históricas e culturais”, afirmou.

As imagens que compõem a Exposição foram premiadas na Regional Nordeste da XXV Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (2018), popularmente conhecida como ‘Prêmio Expocom’, na categoria ‘Jornalismo’ e na modalidade ‘Produção em Fotojornalismo’. Elas também concorreram como finalistas na etapa nacional do prêmio, realizada em Joinville, no mês de setembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!