Caruaru sedia nesta sexta-feira II Fórum de Prevenção ao Suicídio

Foto: Arnaldo Felix

Em continuidade às ações do Setembro Amarelo, nesta sexta-feira (21), será realizado em Caruaru o II Fórum de Combate e Prevenção ao Suicídio, um trabalho integrado e intersetorial entre as Secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Saúde, Educação e de Política para Mulheres. O evento será no auditório da Unifavip Wyden, das 8h às 12h, e tem como público-alvo psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e acadêmicos.

O tema suicídio será abordado sob os pontos de vista dos palestrantes convidados. Estarão contribuindo para o debate a professora e psicóloga da Unifavip Wyden, Maria Dogivânia, e a médica e psiquiatra especialista em saúde pública, Guanaira Rodrigues do Amaral, que atua na Secretaria de Saúde de Caruaru. Para finalizar o evento, os educadores físicos e proprietários do Centro de Treinamento Action Mais, Maurício Magalhães e Bruno Souza, irão abordar a importância da atividade física no tratamento da depressão.

A programação do Setembro Amarelo em Caruaru iniciou no último dia cinco com rodas de diálogos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), envolvendo as comunidades para debater sobre prevenção ao suicídio com os usuários de programas sociais como “Leite para Todos” e “CadÚnico”.

A importância de se promover o diálogo

De acordo com dados do Centro de Valorização da Vida (CVV), dos 32 suicídios que ocorrem diariamente no Brasil, a média de uma morte a cada 45 minutos é algo que pode ser reduzido. O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação, por isso a importância de se promover ações que busquem trazer o diálogo sobre o suicídio para a sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!