Espingarda do Cordel comemora em Caruaru 10 anos de poesia popular

Com o nome artístico ‘Espingarda do Cordel’, o cordelista José Antônio é uma das maiores referências da nova geração da literatura de cordel no Nordeste brasileiro. Aos 26 anos, ele completa uma década de poesia popular com uma grande festa – um festival de violeiros, intitulado ‘Sexta de Repente’, que acontece nesta sexta-feira (14), em Caruaru.

O festival contará com a participação de três das maiores duplas de cantadores da atualidade: Raullino Silva e Zé Viola; Ivanildo Vilanova e Rogério Meneses; e João Lídio e João Lourenço. Os declamadores Raudênio Lima e Iponax Vilanova também farão parte da programação. O festival começará às 20h, no Porto Recepções, localizado na Praça 14 de Julho, 1º andar.

Além do evento, Espingarda do Cordel conta que está programando uma série de atividades que ocorrerão até o fim do ano, no intuito de celebrar seus primeiros dez anos de poesia. Ele está desenvolvendo diversos trabalhos em xilogravura, e preparando um novo CD de declamações, além de uma coleção de cordéis. “A poesia faz parte da minha vida e faço o possível para mantê-la viva, respeitando os mestres e expandindo minha capacidade criativa”, comenta. 

Ao longo da profissão, Espingarda já se apresentou nos mais importantes palcos da poesia popular, ao lado de expoentes da cantoria e do cordel. Ele gravou o CD ‘Na mira da poesia’, lançou a série ‘Viva Cordel’, e participou de coletâneas como ‘Fabulando em Poesia’, além de ter ministrado palestras e oficinas sobre cordel e xilogravura em várias faculdades e escolas de Caruaru e da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!