Ministério Público Federal em Caruaru apura baixa cobertura vacinal contra pólio em Frei Miguelinho

O Ministério Público Federal (MPF) em Caruaru vai promover reunião, nesta sexta-feira (31), com a Prefeitura de Frei Miguelinho para tratar da baixa cobertura vacinal contra poliomielite no município. A cidade é uma das que constam na lista divulgada pelo Ministério da Saúde com indicação dos 312 municípios brasileiros com piores índices de vacinação.

Na reunião, que será coordenada pelo procurador da República Luiz Antonio Amorim Silva, o MPF pretende identificar a real situação vacinal no município, bem como as medidas que vêm sendo adotadas pela prefeitura para ampliar o número de crianças vacinadas contra a poliomielite. Também foram convidados a participar representantes da Secretaria Estadual de Saúde, do Ministério da Saúde e do Ministério Público do Estado.

No entendimento do MPF, não vacinar é expor a infância ao risco de doenças e morte, além de facilitar a introdução no país de doenças imunopreveníveis já eliminadas. Os municípios devem adotar medidas para aumentar a cobertura vacinal, como ampliação do horário de funcionamento das salas de vacinação, busca ativa de crianças que não estejam com a caderneta de vacinação em dia e observação rigorosa do Calendário Nacional de Vacinação, entre outras.

O descumprimento pelos órgãos públicos da responsabilidade na prestação dos serviços de atenção à saúde pode caracterizar ato de improbidade administrativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!