Grupos caruaruenses se apresentam em festival de dança em Alagoas neste final de semana

Foto e Assessoria: Paulo Conceição (Cia Bacurau Cultural)

As companhias caruaruenses Grupo de Expressão Popular Flor e Barro e Orí Cia de Dança estarão neste final de semana no estado de Alagoas, no II Festival Agosto Cultural que será sediado em Chã Preta, cidade que é referência na preservação do folclore alagoano. O evento tem uma grande importância para o intercâmbio entre os participantes, possibilitando o fortalecimento de culturas e afirmação de identidades.

Grupo de Expressão Popular Flor e Barro já tem 15 anos de trajetória levando as danças tradicionais da cultura nordestina em importantes eventos regionais, festivais nacionais em São Paulo, Paraíba e Rio Grande Norte, além de Festivais internacionais no Paraguai e Venezuela. O Flor e Barro tem como um de seus objetivos manter viva as tradições culturais, sensibilizando e ensinando a importância das nossas raízes folclóricas e tem a frente deste trabalho os diretores Gabriela Cardinalli, Jailton Oliveira, Josy Silva e Rosemere Quaresma e como coreografo Manuelzinho Araújo.

Orí Cia de Dança, que também levará o nome de Caruaru ao evento, existe a quatro anos e vêm participando de vários eventos regionais que fomentam o movimento da cultura afro-brasileira, além de ter já representado nosso país no Circuito Brasil Fest in Folk, que fez parte do 28º Festival Internacional de Folclore do Brasil e da 8ª edição do Festival de Cultura no Rio Grande do Norte. O grupo tem como direção cênica Renata Lima e Vanaldo Brito como diretor geral – desenvolvendo em cena uma linguagem híbrida entre a contemporaneidade e as tradições de matriz afro, contribuindo no processo de desmistificação de preconceitos e de valorização da cultura afro-brasileira.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!