Gastronomia, brincadeiras e forró movimentam a Fenagreste neste fim de semana em Caruaru

Quem quiser curtir um final de semana em Caruaru com várias opções de diversão e programação gratuita pode seguir para o Espaço Cultural Tancredo Neves, onde acontece a 3ª edição da Fenagreste. Realizada pela Cepe e a Andelivros, com apoio da Prefeitura de Caruaru, a feira literária funciona até domingo, das 9h às 21h, com atividades para professores, lançamentos de livros, concurso de cosplay para os jovens e apresentação de mágica, contação de histórias e músicas para crianças.

Na sexta-feira (10), às 15h, o público poderá prestigiar, no palco principal, o lançamento do livro Memória Gráfica do Agreste (Cepe Editora), organizado pela professora Paula Valadares, do Núcleo de Design do Centro Acadêmico do Agreste (CAA). A publicação registra, de forma material e permanente, o teor dos trabalhos apresentados durante o evento Memória Gráfica no Agreste, realizado, em outubro último, em Caruaru. Na ocasião, acontecem palestras sobre conteúdos ligados principalmente à Memória Gráfica Pernambucana.

Especialmente para os professores, às 14h, a professora Ieda Rocha fala sobre a literatura em cordel na sala de aula. O bate-papo será no auditório, onde, às 15h, o escritor Décio Valença lança o livro de desafios matemáticos, Ideias subversivas: na matemática e nas ciências para jovens de 8 a 80 anosA obra se destina a ajudar crianças e adultos a fazerem as pazes com a matemática e alguns mistérios da ciência. O dia contará ainda, às 16h, com a apresentação da educadora Zeneide Silva, no Café Literário. A autora da editora Construir abordará o tema “Sou educador, faço a diferença”.

Encerrando o dia, no palco principal, às 19h, a cantora Lorena Mastroianni apresenta com o músico J.P. Andrade repertório de MPB, valorizando a bossa nova, com inserções também no jazz. “Fly Me to the Moon”, “As Curvas da Estrada de Santos”, “O Rancho da Goiabada” e “Summertime” estão no set list.

No sábado (11), às 10h, os vestibulandos e concurseiros contam com uma atração mais que especial: um bate-papo com o professor de biologia Fernando Beltrão, mais conhecido como Fernandinho, que lança o livro Eu, um vencedor no palco principal da feira literária.

O livro reúne 99 textos, que têm como pano de fundo pequenas histórias de faz de conta e lendas para motivar o leitor a refletir sobre os caminhos que o levarão a atingir seus objetivos. A programação do dia ainda conta com a palestra da professora Haydeé Camelo, “A importância do paradidático na formação de novos leitores”, no auditório, às 11h.

Às 15h, os personagens dos filmes de super-heróis e dos quadrinhos japoneses vão invadir a Fenagreste. Os jovens poderão participar do concurso de cosplay Power-Kon Recife, que reúne amantes do universo geek pela terceira vez na feira. As três melhores fantasias serão premiadas. Este ano, o evento lembra os 60 anos do Superman. Será montada uma arena gamer com diversos consoles com jogos Retrô e atuais.

Já o domingo dedicado aos pais (12) será temperado com o melhor da gastronomia pernambucana e no ritmo maior da Capital do Agreste: o forró. No Café Literário, às 15h, haverá o lançamento do livro Comida & Tradição: Receitas de Família, baseado no caderno de receitas de Nininha Carneiro da Cunha. Personalidade relevante na memória culinária pernambucana e nordestina, as receitas de Nininha foram reunidas pela primeira vez em 2002, em publicação que se esgotou em poucos meses.

Nesta segunda edição organizada pela Cepe, foi mantido o prefácio de Gilberto Freyre e acrescentado um segundo, do antropólogo Raul Lody, pesquisador da culinária nacional e suas raízes. O encontro conta ainda com a presença da chef Andra Hunka, que vai falar sobre a herança do açúcar na culinária nordestina.

Finalizando a Fenagreste, às 17h, o forrozeiro Maciel Melo sobe ao palco. O cantor vai lembrar suas principais composições, algumas delas consideradas verdadeiros clássicos da cultura nordestina, a exemplo de “Caboclo Sonhador” e “Dama de Ouro”. Maciel também é escritor e aproveitará para autografar seus dois livros: A Poeira e A Estrada e o recente O Refúgio das Interrogações e Outra Crônicas, ambos lançados pela Editora Imeph.

PARA A GAROTADA

O Cantinho da Trela, durante toda a feira, oferece várias atividades para os pequenos, a exemplo de contação de histórias e brincadeiras. No sábado, às 15h, o espaço terá um momento especial. A garotada vai poder participar de uma conversa lúdica com o escritor Xico Bizerra, do livro Pequena história de gente pequenina.

A programação infantil se intensifica ainda mais no domingo, quando Suzana Morais e Tio Diego fazem a alegria da garotada às 10h, no palco principal, cantando e apresentando histórias do universo infantil.

Às 11h, o mágico Hugo Henrik apresenta brincadeiras lúdicas e, às 12h, o grupo Sonho Mágico faz show, cantando as músicas mais conhecidas de meninos e meninas. Durante toda a Fenagreste, haverá ainda apresentações do teatro de mamulengos MamuSebá, com distribuição de algodão-doce e pipoca em todas as sessões.

Programação

Sexta-feira (10)

PALCO PRINCIPAL

9h: Dança – projeto arte/educação da Escola Municipal Kermógenes Dias de Araújo

10h: Teatro Tim-tim por tim: Tim, um palhaço de faz assim, da Escola Municipal Altair Porto

11h: “Era uma vez”, pela cantora Jéssica Medeiros

14h: Coral – projeto arte/educação da Escola Municipal Paulina Monteiro

15h: Lançamento do livro Memória gráfica do Agreste (Cepe)

16h: Debate sobre vivências dos novos modelos de família, organizada pela Secretaria dos Direitos da Mulher em Caruaru – “Toda forma de amor vale a pena”

18h: Fragmentos da biografia de Ferreira Goulart – Colégio Diocesano de Caruaru

19h: Apresentação de jazz e bossa nova da cantora Lorena Mastroianni com o músico J.P. Andrade

CAFÉ LITERÁRIO

10h: Palestra sobre hipertensão e diabetes

16h: Palestra de educação com Zeneide Silva – “Como educador, faço a diferença”

AUDITÓRIO

10h: Palestra com Ieda Rocha – “A literatura em cordel na sala de aula”

14h: Lançamento do livro Laydo em hora de dormir, do autor Diego Calife

15h: Lançamento do livro de desafios matemáticos Ideias subversivas, de Décio Valença

16h: Kahoot – programação de aprendizagem lúdica de matemática (Jairo Batista – Colégio Diocesano)

17h: Palestra Engajamento x produtividade com o professor José Marconi (Sebrac)

18h: Debate sobre o livro Corpo descoberto e relação familiar na história com Schneider Carpeggiani e historiador ou antropólogo da Cepe

19h: Palestra sobre hipertensão e diabetes

CANTINHO DA TRELA

9h: Teatro de mamulengos com MamuSebá

10h: Contação de histórias infantis PMC

14h: Contação de histórias em inglês com a prof. Larissa Duarte (CNA)

15h: Contação de histórias infantis Cepe

16h: Teatro de mamulengos com MamuSebá

Sábado (11)

PALCO PRINCIPAL

10h: Bate-papo e lançamento do livro Eu, vencedor de Fernando Beltrão (Fernandinho)

11h30: Palestra sobre segunda da informação com o especialista em segurança de rede Alexandre Freitas

13h: Apresentação cultural do Maracatu Nação do Barro

15h: Apresentação cultura geek

16h: Apresentação de dança coreana – Kpop

17h: Especial 80 anos do Superman com grupos de colecionadores batendo papo no palco sobre os maiores momentos do herói

19h: Apresentação musical com violão e percussão (Colégio Diocesano)

CAFÉ LITERÁRIO

14h: Palestra sobre liderança com o professor José Marconi, do Sebrac

15h: Palestra “Da alfabetização ao aprendizado digital”, com a professora Adeilza Ferreira

AUDITÓRIO

11h: Palestra com a professora Haydeé Camelo – “A importância do paradidático na formação de novos leitores”

CANTINHO DA TRELA

10h: Contação de histórias infantis

11h: Teatro de mamulengos com MamuSebá

15h: Conversa com o autor Xico Bezerra, do livro Pequena história de gente pequenina

16h: Teatro de mamulengos com MamuSebá

Domingo (12)

PALCO PRINCIPAL

10h: Cantando, contando e cordelizando histórias com Suzana Moraes e Tio Diego

11h: Apresentação do mágico Hugo Henrik

12h: Show da banda infantil Sonho Mágico

16h: Homenagem aos 90 anos de Onildo Almeida

17h: Show de encerramento com Maciel Melo

CAFÉ LITERÁRIO

15h: Lançamento do livro Comida & Tradição: Receitas de Família, de Nininha Carneiro Cunha e palestra com a chef Andrea Hunka – A Herança do Açúcar

AUDITÓRIO

10h: Palestra/debate sobre a pastoral da família

CANTINHO DA TRELA

9h: Teatro de mamulengos com MamuSebá

10h: Lançamento do livro O que é isso que eu sinto?

15h: Contação de histórias infantis Cepe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!