2000 agricultores (as) do Agreste e Sertão de Pernambuco celebram e fortalecem a Agricultura Familiar

Com o tema Água, Terra e Território, a Cáritas Diocesana de Pesqueira celebra o Dia do Agricultor de 25 a 27 de julho

 

A agricultura familiar tem possibilidade de colaborar na erradicação da fome mundial e alcançar a segurança alimentar sustentável, segundo o relatório da Organização das Nações Unidas (ONU),”Estado da Alimentação e da Agricultura”, divulgado em 2017.

No Brasil, a agricultura familiar representa 84% de todas as propriedades rurais do País e emprega pelo menos cinco milhões de famílias. Neste mesmo documento, a ONU também cita que a agricultura familiar produz cerca de 80% dos alimentos consumidos, e preserva 75% dos recursos agrícolas do planeta.

Números tão expressivos, destacam a importância em refletir as conquistas e desafios da Agricultura Familiar. Nesta perspectiva, há cinco anos a Cáritas Diocesana de Pesqueira realiza o Dia do (a) Agricultor (a). Um momento em que 2000 agricultores e agricultoras do território da Diocese de Pesqueira, celebram o Dia do(a) Agricultor(a) junto às famílias agricultoras do Agreste e Sertão Pernambucano.

Este ano o Dia do Agricultor foi ampliado para três dias de programação, de 25 a 27 de julho. Com o tema “Agricultura Familiar: Água, Terra e Território”, o evento tem como objetivo celebrar o Dia da Agricultura Familiar na região,  fortalecer o debate, as conquistas, a sustentabilidade e os Direitos  das  famílias agricultoras acerca da temática do evento.

Na programação, nos dias 25 e 26 de julho, haverá intercâmbios em cinco experiências ligadas aos temas acesso à Terra e mercados; a gestão de água e Convivência com Semiárido; as mulheres  e  ao mercado; a educação  para  segurança alimentar e reuso da água; e ao manejo e as práticas do Bem Viver. Na sequência, ocorre Seminário a fim de debater e construir uma carta propositiva à sociedade sobre a Agricultura Familiar no  território diocesano.

No dia 27, a partir das 8h, a Praça Dom José Lopes, sedia a concentração para a tradicional caminhada celebrativa com 2000 agricultores e agricultoras pela cidade; Feira da Agricultura Familiar; estande com exposição e atividades; espaço interativo para crianças; apresentações culturais com grupos da região e show com o cantor Jorge de Altinho.

A caminhada segue até o Espaço Ford, onde encerra com a benção bispo Diocesano de Pesqueira, Dom José Luiz Ferreira Salles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!