Com coleção inspirada no Mestre Salustiano, estudantes de Design de Moda do promovem desfile na 19ª Fenearte

Com inspiração na vida, arte e história de Mestre Salustiano, Rei da Rabeca e grande difusor do folguedo Cavalo Marinho, alunos do terceiro período do curso de Design de Moda do Centro Universitário UniFavip|Wyden participam, durante o mês de julho, da maior feira de artesanato da América Latina, a Fenearte, e prepara um desfile que irá homenagear o pernambucano nascido na zona da mata do estado. Trazendo elementos trançados, babados e bordados, nada é por acaso tratando-se desta coleção, que será desfilada na próxima segunda-feira, dia 9 de julho, às 19h, na Passarela Fenearte.

Passando por várias fases da vida do Mestre Salu, o conjunto de peças produzidas pelos alunos busca desenhar a trajetória do mito desde a sua infância até a ascensão como musicista e precursor da rabeca, com este levando a cultura pernambucana para países estrangeiros e até recebendo premiações por sua autoridade musical. O desfile é dividido em três partes distintas que visam a emocionar, representar e, acima de tudo, contar uma história ao espectador.

Tendo seu início em “Criança no canavial”, a infância de Salustiano é esmiuçada desde os tempos em que frequentava canaviais com o seu pai e, assim, ele aprendeu a confeccionar o instrumento que lhe deu notoriedade no futuro, a rabeca. A segunda fase, intitulada “Contato com a rabeca artística”, explana como se deu a convivência do artista com o instrumento melódico e como seu nome adquiriu reputação positiva atrelado ao mesmo. Por fim, a terceira e última fase, “Rei da Rabeca”, busca trazer elementos do folguedo Cavalo Marinho, estilo musical difundido largamente por Mestre Salustiano, que brinca com o folclore brasileiro e consegue unir artes cênicas e música num só espetáculo.

Com paleta de cores que vai desde os tons sóbrios e terrosos até peças voltadas para as cores primárias, as vestimentas seguem a linearidade de tempo totalmente voltada para a sucessão de acontecimentos da vida de Mestre Salustiano. Como materiais escolhidos para sua confecção, são usados tecidos estruturados, para exemplificar a magnitude do artista, elementos trançados de fita e bordados em arabesco lembrando a técnica artesanal da rabeca, babados cheios de curvas e movimento que celebram o Cavalo Marinho e, representando a simplicidade, cores cuidadosamente selecionadas a fim de representar o universo exibido na coleção.

A Fenearte, maior feira de artesanato da América Latina, será realizada de 4 a 15 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O evento reúne criações artesanais do mundo inteiro e tem o objetivo de promover a difusão da cultura durante seus 12 dias de funcionamento. A Fenearte conta, além das obras de artesanato, com oficinas, desfiles, galerias, rodadas de negócios, entre outras atividades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!