Atividades de Educação Ambiental movimentarão a Semana da Água em Pernambuco

Encenações teatrais e contação de histórias, teatro ambiental, exibição de vídeo, aula prática em uma Unidade de Conservação, soltura de animais silvestres, oficina para produção de mudas, jogos e atividades de Educação Ambiental  (EA), aula-passeio com estudantes no Catamarã e uma trilha nas margens do Rio Una. Estas são algumas das atividades que serão realizadas nesta semana, da segunda (19) ao sábado (24), no Recife e mais quatro municípios da Região Metropolitana, além de Barreiros, na Mata Sul, dentro de uma programação dedicada à Semana da Água.

Para o secretário Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Cavalcanti, “as ações de sensibilização envolvendo estudantes, gestores públicos, ONGs e a sociedade em geral ressaltam o compromisso do Governo do Estado em cuidar do recurso natural mais precioso que temos no planeta: a água. Um exemplo disto é a construção da nossa Política Estadual de Educação Ambiental, que está sendo elaborada de forma participativa, envolvendo todas as regiões de desenvolvimento, do litoral ao sertão”, ressaltou.

A programação será desenvolvida em conjunto pela Semas, Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e Parque Estadual Dois Irmãos (PEDI). Focadas no uso responsável dos recursos ambientais, as atividades serão realizadas em parceria com  prefeituras municipais, por meio das redes de ensino. “Os eventos são diversificados para atender a diferentes públicos. Buscamos promover espaços de diálogos e de promoção de informações, inclusive sobre nossas ações de fiscalização, monitoramento e licenciamento na área de recursos hídricos”, destacou o presidente da CPRH, Eduardo Elvino.

Este ano, a Semana da Água também marcará o lançamento do livro “Quem vai salvar o rio?”, da CPRH, e dos projetos Chuá  – com ações de Educação Ambiental no município de Moreno, viabilizado por meio de um Termo de Compromisso assinado pela Ondunorte com a CPRH  –, e O Sertão Vai Virar Mar, com produção de material audiovisual que resgata tradições culturais e folclóricas de regiões por onde passa o Rio São Francisco. Haverá, ainda, um seminário para a construção da Política de Educação Ambiental de Pernambuco e o início da nova edição do projeto Água no Meu Caminho, voltado para a comunidade escolar e que terá seu fechamento em junho, no Mês do Meio Ambiente.

PROGRAMAÇÃO 

SEGUNDA (19/03) 

8h30 – Seminário para construção da Política de Educação Ambiental de Pernambuco (PEAPE)

Local – Fundação Joaquim Nabuco – Avenida 17 de Agosto, 2187 – Casa Forte, Recife 

14h30 – Lançamento do Projeto Chuá, com lançamento do livro “Água! E eu com isso?”; narração da história “Quem vai salvar o rio?” e a atividade Pescaria Pesque e Pense (jogo de Educação Ambiental)

Local – Auditório da Escola Estadual Dom Jaime – Moreno  

TERÇA (20/03) 

9h30 – Projeto Chuá – “Quem vai salvar o rio?” e Pescaria Pesque e Pense

Local – Escola Municipal Jornalista Édson Régis – Moreno 

14h30 – Projeto Chuá – “Quem vai salvar o rio?” e Pescaria Pesque e Pense

Local – Escola Estadual  Sofrônio Portela – Moreno

QUARTA (21/03)

9h – Reunião do  Conselho Gestor da Esec Caetés e plantio de mudas da Mata Atlântica

Local – Fábrica Frisabor – Av. Doutor Rinaldo de Pinho Alves, 60 – Paratibe – Paulista 

9h30 – Projeto Chuá – “Quem vai salvar o rio?” e Pescaria Pesque e Pense

Local – Colégio Municipal Baltazar Moreno – Moreno 

10h30 e 16h30 – Preservar para não ficar só na memória: jogo com temática sobre água (atividade com alunos)

Local – Colégio Estadual Dom Bosco – Casa Amarela – Recife 

13h – V Conferência Infantojuvenil de Meio Ambiente, da  EREM Professor Arnaldo Carneiro Leão – Palestrantes: Andreza Félix (CPRH), Francisco Machado, Amélia Tavares, Mozart Machado, Roberto Cavalcanti (EREM) e Severino Ramos (líder comunitário).

Local – Faculdade Joaquim Nabuco (Bloco B) – Paulista

 14h – Projeto Chuá – “Quem vai salvar o rio?” e soltura de animais silvestres

Local – Escola Municipal Engenho Jardim – Moreno

QUINTA (22/03) 

9h30 – Projeto Chuá  – “Água! E eu com isso?”

Local – Escola Estadual Artur Mendonça – Moreno 

10h – Projeto Chuá – “Quem vai salvar o rio?” – Água e pontes do rio Capibaribe – aula-passeio no Catamarã, com adolescentes atendidos pela Organização do Auxílio Fraterno (OAF) – Recife

10h – Lançamentos da mostra Água no Meu Caminho e do projeto O Sertão Vai Virar Mar – exposição fotográfica e mostra cultural

Local – Espaço Cultural SinsPire – Rua da Guia, nº 234 – Praça do Arsenal – Recife 

10h – Aula-prática – Aprendendo sobre Recursos Hídricos em uma Unidade de Conservação – com alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Maria Augusta Dutra, de       Jaboatão dos Guararapes.

Local: Sede do  Refúgio de Vida Silvestre Matas do Gurjaú, no Cabo de Santo Agostinho 

15h – Oficina de mudas

Local – Espaço Cultural SinsPire – Rua da Guia, nº 234 – Praça do Arsenal – Recife

16h  – Exibição do Curta O Sertão Vai Virar Mar *

Local – Espaço Cultural SinsPire – Rua da Guia, nº 234 – Praça do Arsenal – Recife

(* de 22 a 31 de março)  

SEXTA (23/03) 

9h às 12h – Preservar para não ficar só na memória: jogo com temática sobre água

Local: Espaço Ciência – Olinda

10h – Projeto Chuá – Palestra sobre rios de Pernambuco – monitoramento, fiscalização e licenciamento – Palestrantes: Sonali Pereira, Graça Cruz, Rodrigo Martins – Diretoria de Controle de Fontes Poluidoras/CPRH

Local – Moreno

SÁBADO (24/03) 

14h – Preservar para não ficar só na memória: jogo com temática sobre água e trilha nas margens do Rio Una, nas imediações da Reserva Eduardo Campos, em Barreiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top