Exposição fotográfica em cartaz na Galeria de Artes Ronaldo White

Garanhuns foi a cidade escolhida para encerrar o circuito itinerante da exposição “Labirinto de Cabras e Touro de Mármore”, do fotógrafo pernambucano Iezu Kaeru, após passar por Triunfo e Goiana. O projeto Vias da Arte traz para a Galeria de Artes Ronaldo White, no Sesc Garanhuns, a exposição multimídia que propõe a junção de imagens na construção de jogos fotográficos, resultado de oito anos de trabalho em viagens e observações do cotidiano. A iniciativa é financiada pelo Funcultura e tem o apoio cultural do Sesc Pernambuco.

Com curadoria de Eder Chiodetto, a exposição é composta por fotografias produzidas entre os anos de 2007 e 2015 com câmeras digitais e analógicas, apresentando um discurso de interação entre os seres humanos e a natureza. “Confusão, desorientação, perplexidade e incerteza são significados e sentimentos que brotam da palavra labirinto e inspiram os caminhos da pesquisa e da obra. Trata-se de um mergulho na minha relação com a linguagem fotográfica. Recortes de uma metrópole inventada, com suas gaiolas de pedra, sua luz exagerada, seus labirintos: o círculo não é redondo. Busquei por imagens que atravessassem a epiderme dos sentidos, num desejo de transcendência”, explica o artista Kaeru.

A exposição “Labirinto de Cabras e Touro de Mármore” tem como intuito provocar reflexões sobre a nova fotografia contemporânea brasileira. Para isto, proporciona uma experiência sensorial e promove um diálogo entre repertórios culturais diferentes com a criação de um ambiente expositivo e interativo, em que o visitante se sinta em um verdadeiro labirinto. Após a visitação, grupos escolares são conduzidos por mediadores educativos para o Ateliê de Criação de Artes Visuais para que, a partir da proposta do artista Iezu Kaeru, eles possam ampliar a experiência com a linguagem fotográfica, através de atividades como a observação de imagens em monóculos e em uma luneta, mostrando diferentes perspectivas para a fotografia assim como aconteceu com o fotógrafo durante o seu processo criativo.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!