Polícia Militar apresenta números que mostram redução de homicídios e assaltos na AIS-14

Foto: PM/Divulgação

Com dados expressivos de redução de homicídios e assaltos em Caruaru e toda a Área Integrada de Segurança 14 (AIS-14), que corresponde a Capital do Agreste e outros 14 municípios, a Polícia Militar reuniu representantes da imprensa no Quartel do Comando Geral, no Derby, nesta terça-feira (06). Foram apresentados números e detalhes da atuação integrada do 4º BPM, responsável pelo policiamento ordinário da região, e do Batalhão Integrado Especializado (BIEsp), criado no final do ano passado para dar apoio ao trabalho do Batalhão.

A queda nos números da violência começou desde outubro, quando os primeiros policiais do BIEsp chegaram a Caruaru, mas foi em janeiro que essa realidade ficou mais acentuada. No comparativo com o mesmo mês do ano passado, a AIS-14 registrou uma queda de 56% no número de homicídios (foram 43 em 2017, contra 19 de agora) e redução de 45% no volume de assaltos (foram 980 contra 533). A mesma realidade se repete quando apenas Caruaru é avaliada: redução de 50% nos homicídios (20 contra 10) e de 44% nos assaltos (652×363).

Para o tenente-coronel Tibério Santos, comandante do 4º BPM, a PM acertou ao criar um batalhão reunindo unidades especializadas para dar apoio ao serviço ordinário. “Esse trabalho integrado tem dado muito certo. Com a chegada do BIEsp, passamos a ter pernas para um trabalho ordinário mais efetivo não apenas em Caruaru, mas em toda a AIS-14”, disse o oficial, lembrando que os 15 municípios da Área Integrada reúnem cerca de 700 mil habitantes, que passaram a contar com um outro nível de segurança pública.

O tenente-coronel Antônio Menezes, comandante do BIEsp, destacou a importância do planejamento casado entre os dois batalhões. “O 4º BPM identifica bolsões onde há uma situação mais crítica e solicita o nosso apoio. Esse trabalho com base em estatísticas nos permite dar um suporte mais direcionado e eficiente”, disse.

Na entrevista coletiva, que contou também com a presença do diretor da Diretoria Integrada Metropolitana (DINTER 1), coronel Alexandre Menezes, foram apresentados também os números da produtividade do 4º BPM e do BIEsp, nos meses de dezembro/2017 e janeiro/2018: foram 69 armas apreendidas, 171 veículos recuperados, 161 pontos de venda de drogas debelados, 29,95kg de drogas apreendidos e 152 encaminhamentos para o sistema prisional.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!