Governador assina projetos para criar novos batalhões e delegacias

Foto: Rafael Furtado/ Folha de Pernambuco

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, assinou, na manhã desta sexta-feira (17), em solenidade no Palácio do Campo das Princesas, três projetos de lei para reforçar a segurança no Estado.

Os projetos preveem a criação do 26º Batalhão da Polícia Militar (26º BPM), do 2º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (2º BIEsp) e da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar (11ªCIPM). Os PLs irão para votação na Assembleia Legislativa de Pernambuco e, se aprovados, os batalhões e a companhia deverão começar a funcionar em março do próximo ano.

O 26º BPM terá sede em Itapissuma, atuando na prevenção e no combate ao crime do Litoral Norte do Estado, atendendo também os municípios de Igarassu, Itamaracá e Araçoiaba. Já o 2º BIESP terá sede em Petrolina e contará com Subunidades de Choque, Rádio Patrulha, Moto Patrulhamento e Trânsito. Com atuação na Microrregião de Garanhuns e na Mesorregião do Agreste Pernambucano, a 11ª CIPM reforçará o policiamento nos municípios de Lajedo – onde será instalado -, Jupi, Jucati, Panelas, Jurema, Calçados, Ibirajuba e Canhotinho.

A Polícia Civil também teve um projeto em que foi contemplada. Está prevista a criação de nove delegacias de combate ao tráfico (Denarc) e mais nove unidades da Polícia Científica. A previsão é de que esse reforço seja implementado em fevereiro, quando uma novos policiais sairão da academia.

Leia também:
SDS amplia base de dados da segurança para consulta pública
Agreste ganha mais 40 PMs; governador fala em nova companhia

As novas delegacias de combate ao tráfico (Denarc) ficarão no Cabo de Santo Agostinho, Goiana, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Ouricuri e Petrolina. As nove unidades de Polícia Criminalística devem ser instaladas nas cidades de Petrolina, Ouricuri, Salgueiro, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Caruaru, Palmares e Nazaré. As medidas integram o Plano de Segurança e, segundo o Governo do Estado, reforçam o compromisso no combate à violência, ao tráfico de drogas e ao crime organizado em Pernambuco.

De acordo com o presidente da Alepe, Guilherme Uchôa, as pautas de segurança começarão a ser discutidas na próxima segunda-feira (20). A previsão é de que sejam aprovadas até o dia 20 de dezembro. O planejamento do governo é de que em fevereiro as unidades da Polícia Civil estejam funcionando com os novos agentes – cerca de 1.300 que estão na academia. Já o 26º BPM , o 2ºBIESP e a 11ª CIPM estarão funcionando a partir de março do próximo ano. Ainda será implementado no ano que vem, no Recife, o Instituto de Genética Forense Eduardo Campos, que atuará como Instituto Tavares Buril (ITB), mas com a especificidade da genética.

Do Portal FolhaPE

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!