Moradores de quatro municípios do Agreste voltam a ter água nas torneiras

Foto: Compesa/Divulgação

Os 70 mil moradores de Riacho das Almas, Passira, Cumaru e Salgadinho, no Agreste de Pernambuco, voltarão a ter água nas torneiras até o final deste ano. As quatro cidades estão sendo atendidas exclusivamente por meio de carros-pipa desde o colapso da Barragem de Jucazinho.

O Governo do Estado, por meio da Compesa, realiza duas obras importantes em ritmo emergencial, com investimentos de 3 milhões e 300 mil reais. O sentido original do Sistema Jucazinho está sendo invertido para levar água do Sistema Prata/Pirangi até essas cidades. Antes, o caminho da água na adutora iniciava em Cumaru e seguia até a Estação de Tratamento de Água (ETA) Salgado, em Caruaru.

Para que essa intervenção tenha sucesso, a Compesa também está aumentando a capacidade de transporte do Sistema Prata/Pirangi com a ampliação das estações elevatórias que bombeiam a água. Haverá um aumento da capacidade de transporte do sistema de 750 litros, por segundo, para 950 L/s, por meio da substituição dos motores e bombas das estações elevatórias.

Para a obra de inversão do fluxo da adutora de Jucazinho é aplicado um valor adicional de 800 mil reais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!