Sesc realiza exibições gratuitas de filmes brasileiros em Pernambuco

Após uma seleção que premiou trabalhos de todo o país, a Mostra Sesc de Cinema chega a Pernambuco na próxima terça-feira (07/10), com exibições gratuitas das obras que participaram da primeira edição do festival, do biênio 2016/2017. Ao todo, 34 filmes, sendo oito longas e 26 curtas-metragens, serão exibidos na capital, no Sesc Casa Amarela, e em mais cinco cidades do estado: Garanhuns, Petrolina, Arcoverde, Caruaru e Goiana. A programação completa está disponível no site do Sesc Pernambuco (www.sescpe.org.br).

As exibições seguem até o dia 8 de dezembro. As sessões serão realizadas nos períodos da tarde e da noite, sendo a tarde reservada para o programa “Do universo infantojuvenil” e a noite voltada para as películas de tema adulto. Essas foram divididas em cinco programas: “Das dores da alma e do corpo I e II”, “Dos afetos”, “Das questões urbanas” e “Dos processos criativos e dos artistas”.

O primeiro município a receber a mostra nacional é Garanhuns, no Agreste, entre os dias 7 e 11 de novembro. Dentro da programação “Do universo infantil”, serão exibidos todos dias, as produções:  “Astrogildo e a astronave”, “O melhor som do mundo”, “O menino do dente de ouro”, “O chá do general”, “Meu tio que me disse”, “Lipe, o avô e o mostro” e “Parque pesadelo”, a partir das 14h30, no Salão de Eventos Jaime Pinho, no Sesc Garanhuns.

Nesta terça-feira (7/11), às 19h30, dentro do programa “Das Dores da Alma e do Corpo I”, serão exibidos: “O cacto”, “Ilha”, “Enzo”, “O estacionamento”, “Hotel Cidade Alta” e “Ruby”. Na quarta-feira (8/11), as produções “Filhos da Lua na Terra do Sol”, “Carnavalha” e “Tropikaos” serão apresentados ao público dentro da programação “Das Dores da Alma e do Corpo II”. Já na quinta-feira (9/11), ainda para o público adulto, os filmes “O último retrato”, “Estado Itinerante”, “Rosinha” e “Ainda não lhe fiz uma canção de amor” estarão no programa “Dos Afetos”. Em “Das questões urbanas”, as obras “Orquestra invisível let’s dance”, “A batalha de São Bráz” e “Central” são as atrações da sexta-feira (10/11). Encerrando a Mostra, os filmes “Banho de Cavalo”, “Solon” e “Cores e Flores para Tita” fazem parte do programa “Dos processos criativos e dos artistas”, no sábado (11/10).

Mostra nacional – Com o objetivo de incentivar a produção cinematográfica brasileira que não chega ao circuito comercial de exibição, a primeira edição da Mostra Sesc de Cinema selecionou 34 filmes brasileiros entre o segundo semestre de 2016 e o primeiro semestre deste ano. Além de poder ser exibidos em unidades do Sesc em todo o país, os participantes disputaram as categorias de Melhor Filme, Roteiro, Direção de Arte, Direção de Fotografia, Direção de Elenco, Direção de Ficção, Direção de Documentário, Montagem e Desenho de Som. Ao todo, 1.250 obras foram inscritas.

Entre os principais destaques que serão exibidos na etapa nacional da mostra, estão os curtas “Enzo”, gravado em Anápolis (GO), que levou o prêmio de Melhor Montagem; “Levino”, de Brasília, vencedor na categoria Roteiro; e o paraibano “Ilha”, que ganhou três prêmios por Direção de Fotografia, Direção de Elenco e Direção de Ficção. Já entre os longas, há títulos como “Limpam com fogo” (São Paulo, Direção de Documentário) e “Em 97 era assim” (Rio Grande do Sul, Direção de Elenco na etapa estadual).

Segunda edição – Para o biênio 2017/2018, a II Mostra Sesc de Cinema começou em setembro deste ano, tendo encerrado as inscrições no dia 1º de outubro. A mostra é formada por duas etapas. A primeira é a Mostra Estadual, que acontece no primeiro semestre. Nesta etapa, uma comissão irá indicar dois longas e quatro curtas metragens para participar da Mostra Nacional, prevista para o segundo semestre de 2018. Nessa categoria, serão selecionadas 30 obras brasileiras, sendo 10 longas e 20 curtas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!