Secretário de Defesa Social anuncia reforço na segurança em Caruaru

Foto: Karlla Oliveira/Liberdade

O secretário de Defesa Social (SDS), Antônio de Pádua, anunciou reforço na segurança em Caruaru, Agreste de Pernambuco, na manhã desta quarta-feira (27). Após participar de entrevista na Rádio Liberdade, ele foi até o 4º Batalhão da Polícia Militar para entregar nove novas viaturas que auxiliarão o patrulhamento policial e se reuniu com a prefeita Raquel Lyra.

Foto: Izaias Rodrigues/Liberdade

Esta é a segunda vez em 2017 que Caruaru recebe incremento na frota. No primeiro momento a PM recebeu 15 novos veículos. Desta vez foram oito viaturas, sendo sete destinadas ao serviço de Guarnição Tática do 4º BPM e uma ficará à disposição da Diretoria Integrada do Interior I (DINTER I). Neste ano já foram entregues 40 novas viaturas.

Foto: Edvaldo Magalhães/Liberdade

Nos últimos seis meses, em o Governo do Estado investiu cerca de 2 milhões e 200 mil reais na renovação da frota da PM, Policia Civil, Bombeiros e Policia Cientifica, em Caruaru.

O município tem sido alvo de constantes ações para fortalecimento e melhoria na segurança. Somente este ano o município recebeu três edições da Operação Força no Foco, a última realizada nos dias 18 e 19 de setembro, voltada para o combate da violência, prisão de homicidas e traficantes. Ação que contou com o helicóptero da SDS, e a atuação das Polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros, entre outros órgãos.

Além dessa ação específica, a Operação RONE (Rondas Ostensivas de Natureza Extraordinária), realizada por três vezes em Caruaru, concentrado esforços junto aos batalhões especializados; O emprego do GATI (Grupo de Apoio Tático Itinerante) e da Rocrop (Rondas Ostensivas Coronel Roberto Pessoa), que atuam na pronta resposta à população.

Este ano, o Agreste já recebeu outras ações integradas entre as policiais Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros: Bar Seguro, Escola Segura, Operação Esforço Concentrado e Fecha Batalhão, que alcançaram resultados significativos na desarticulação de quadrilhas, grupos de extermínio e prisão de assaltantes.

O Governo de Pernambuco elaborou um plano de Segurança para Caruaru.  Além dessas ações específicas, realizou o incremento no efetivo policial, empregando 300 homens, dos 1.500 policiais militares recém-formados no último dia 21, no Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (Biesp), cuja unidade está com inauguração prevista para novembro próximo. O Biesp contará com quatro companhias formadas por unidades especializadas, atualmente com atuação apenas na Região Metropolitana do Recife, são elas: Ronda Ostensiva com o Apoio de Motocicletas (Rocam), Radiopatrulha, BPChoque, CIPCães e Policiamento de Trânsito. Esse incremento beneficiará toda a região, que ainda contará com o reforço dej equipes que serão formadas com os novos policiais civis.

A Polícia Civil terá quatro delegacias com novas estruturas, com equipamentos novos, no Agreste. Ainda em setembro, entrarão em pleno funcionamento, em dois edifícios que abrigarão Área Integrada de Segurança 14: a Diretoria Integrada do Interior 2, a Divisão de Homicídios do Agreste, duas Delegacias de Homicídios e a Seccional de Caruaru.

Mais ações – Uma atuação conjunta das Polícias Militar e Civil vai reforçar a segurança no bairro do Salgado, o mais populoso de Caruaru. O objetivo é prevenir homicídios, capturar pessoas ligadas a atividades criminosas e fazer repressão qualificada ao tráfico de drogas. Os trabalhos serão coordenados pelo Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) da Secretaria de Defesa Social, instalado no bairro (próximo à estação da Compesa). A iniciativa conta com policiais do 4º BPM, Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), equipes do GATI, da Rocam e do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!