Ministério da Saúde promove neste sábado Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação

Será neste sábado (16) o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação para atualização de caderneta de vacinação. Essa estratégia vem sendo adotada desde 2012 com a finalidade de atualizar a situação vacinal de rotina da população de crianças e adolescentes, menores de 15 anos. Cada município organizará suas ações para o Dia D.

Atualmente, o calendário nacional de vacinação conta com 14 vacinas para as crianças e 5 para os adolescentes. Por isso, é fundamental que toda a população alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal. Com isso, é possível evitar casos de sarampo, coqueluche, difteria, tétano, HPV, meningite, poliomielite, hepatites A e B, entre outras doenças.

Entre as vacinas que poderão ser aplicadas nas crianças, estão as das hepatites A e B, tríplice viral (caxumba, rubéola e sarampo), meningocócica C, BCG e as contra a poliomielite. Já para o público entre 7 e menores de 15 anos, há a dupla adulto (dT – difteria e tétano), hepatite B, meningocócica C e HPV.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!