Valorização profissional de veterinários foi tema de audiência pública realizada na Câmara de Vereadores

Foto: Vladimir Barreto

Na manhã dessa quarta-feira (13), o Sindicato dos  Médicos Veterinários de Pernambuco realizou audiência pública na Câmara de Vereadores de Caruaru, onde pelo primeira vez foi discutido o tema: “O papel do médico veterinário na sociedade”. Para realizar o evento, o Simevep contou com o apoio do vereador Fagner Fernandes.

Estiveram presentes na oportunidade compondo a mesa de discussão, o vereador Fagner Fernandes, a presidente do Sindicato dos Veterinários de Pernambuco Eliza Araújo, o diretor da Sociedade Pernambucana de Medicina Veterinária e a veterinária Mirna Montesuma representando  o Conselho de Medicina Veterinária.

Foram abordados assuntos como, a história da medicina veterinária e sua relação com a saúde humana, as inúmeras possibilidades dentro do campo de atuação na veterinária e a luta pela valorização profissional da categoria.

Para Fagner Fernandes momentos, onde a população tem a oportunidade de  entender a verdadeira importância do profissional veterinário para o país e seu vasto campo de atuação é de suma importância. Os veterinários atuam no cuidado com os animais, o ser humano e com o meio ambiente. “O veterinário não cuida apenas dos nossos peludos, eles atuam no controle e prevenção de doenças que são transmitidas dos animais para o homem, quebrando ciclos de epidemias, a exemplo da zica, microcefalia,  chikungunya e dengue, dentre outras. Sendo assim um profissional imprescindível em nosso meio social”, esclareceu o vereador.

Segundo a presidente do Simevepe, Elisa Araújo, é de grande importância que a sociedade tome conhecimento das diversas áreas onde o veterinário tem atuação, assim como a sua importância para o bem estar e sobrevivência de toda população. “ O veterinário não cuida apenas dos bichinhos de estimação, ele também é responsável pela fiscalização da qualidade do leite que chega em nossas casas, da carne que é consumida, no controle de zoonoses, dentre outras atividades que estão relacionadas diretamente com o nosso dia a dia. O médico veterinário é de grande importância para o controle e manutenção da saúde  pública”, pontuou Araújo.

O momento  reuniu veterinários e alunos do curso de auxiliar veterinária da Escola Conecta Cursos e vereadores.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!