Em Caruaru, AETPC intensifica fiscalização no uso dos cartões LEVA

Foto: Fernanda Oliveira/Liberdade

A Associação das Empresas de Transportes de Passageiros de Caruaru (AETPC) está intensificando as fiscalizações do uso irregular do cartão LEVA. Nos últimos dois meses deste ano, 437 bloqueios automáticos foram realizados por conta do uso indevido do cartão.

Os bloqueios acontecem quando, ao passar na catraca, o sistema de biometria facial identifica que quem está utilizando o cartão, naquele momento, não é o usuário cadastrado no sistema do LEVA. Ao fazer esse reconhecimento, o sistema bloqueia automaticamente o cartão por 48h.

Após o bloqueio, ao tentar passar pela catraca, o usuário recebe uma mensagem de “Saldo Insuficiente”. Quando isso ocorre, é preciso comparecer ao atendimento do LEVA, que fica localizado no 3° piso do Shopping Difusora. Identificada a irregularidade, o usuário recebe uma advertência e o bloqueio do cartão por 48h.

O objetivo do bloqueio é coibir o uso indevido do cartão LEVA por terceiros, com foco nos usuários inseridos na gratuidade (pessoas com deficiência) e meia tarifa (servidor público e estudante), já que em alguns casos, os cartões são repassados para outras pessoas. O bloqueio não é válido para os cartões comum e vale transporte.

Desde a implantação do sistema de biometria nos ônibus de Caruaru, 4.167 cartões foram bloqueados por uso indevido.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!