Compesa retoma ações do Sistema Pirangi para melhorar abastecimento de água em Caruaru

Foto: Compesa/Divulgação

A Compesa vai iniciar a recuperação da Estação Elevatória 1 do Sistema Pirangi (sistema de bombeamento) que parou de funcionar em junho, após as enchentes em Catende.  O anúncio foi feito pelo presidente da Compesa, Roberto Tavares, durante visita nesta quinta-feira (17), aos município de Palmares e Catende, na Mata Sul, acompanhado do diretor de Articulação e Meio Ambiente da companhia, Aldo Santos.

De acordo com Roberto Tavares, com essa pendência resolvida, haverá agilidade das intervenções para o restabelecimento da operação da estação elevatória e assim ampliar a capacidade de bombeamento para as cidades de Caruaru, Agrestina, Altinho, Ibirajuba e Cachoeirinha, já beneficiadas pela construção do sistema, um investimento de 60 milhões de reais. As águas do rio Pirangi são transportadas por meio de uma adutora de  27 quilômetros de extensão para se interligar ao Sistema Prata, em Bonito, para distribuição nas cidades.

O presidente da Compesa também vistoriou obras de ampliação da capacidade de produção do Sistema Prata-Pirangi, um investimento de 2 milhões e 600 mil reais, autorizado pelo governador Paulo Câmara para ampliar de 600 para 900 litros de água por segundo a vazão desse sistema. O empreendimento irá permitir que Toritama seja a primeira cidade de Pernambuco a receber água de Pirangi pelos trechos finalizados da Adutora do Agreste, e em seguida,  Santa Cruz do Capibaribe. Até o final do ano, mais quatro municípios também serão beneficiados: Riacho das Almas, Cumaru, Passira e Salgadinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!