Abastecimento de água ganha reforço em Belo Jardim e racionamento chega ao fim em Bom Conselho

Barragem de Tabocas-Piaça

A recuperação de mais um manancial no Agreste vai permitir a melhoria do fornecimento de água para a população de Belo Jardim. A Barragem de Tabocas-Piaça, localizada no município, conseguiu acumular 1,2 milhões de metros cúbicos de água, sua capacidade máxima, e está vertendo.

A Compesa vai utilizar esse manancial para contribuir com o abastecimento da cidade, e está finalizando uma adutora, com seis quilômetros de extensão, que transportará a água de Tabocas-Piaça até a Estação de Tratamento de Água (ETA) Belo Jardim.

Essa medida permitirá reavaliar o calendário vigente na cidade, que voltou a ser abastecida pela rede de distribuição no dia 20 de junho deste ano, depois de passar o período de mais de um ano em colapso. Belo Jardim está sendo atendida exclusivamente pela Barragem de Bitury, que atingiu 26% da sua capacidade total (17 milhões de metros cúbicos).

Barragem do Bálsamo

Em Bom Conselho, também no Agreste, a Barragem do Bálsamo sangrou e acumula 19 milhões de metros cúbicos. Esse volume de água não só permite acabar com o racionamento na cidade, como garante o abastecimento da população de Bom Conselho até o próximo período de chuvas, em 2018.

O sistema de abastecimento de Bom Conselho conta também com a contribuição de outros cinco mananciais. As Barragens Caboge (153 mil metros cúbicos de água) e Bolandim (112 mil metros cúbicos) estão vertendo, enquanto que Baixa Grande, Mata Verde e Caixa D’Água tiveram os níveis regularizados pelas chuvas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top