Aumentam em Pernambuco ataques de escorpiões

Foto: Miva Filho/ Secretária de Saúde de Pernambuco

Os ataques de escorpiões aumentaram em Pernambuco entre janeiro e junho de 2017, em relação ao mesmo período do ano passado. São 25% casos a mais, passando dos 561 de 2016 para 706. A informação foi repassada nesta segunda-feira (10) pela Secretaria de Saúde do Estado, por meio do Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox-PE).

Em casos de acidente é imprescindível lavar o local da picada apenas com água e sabão e seguir para a unidade de saúde mais próxima, para que seja feito o tratamento para dor local. No caso de criança de até 12 anos, que tem risco de morte, pode haver indicação do uso do soro contra o veneno. A equipe de saúde responsável é quem discute se é necessária ou não a aplicação do soro específico, já que depende de caso para caso.

Na Região Metropolitana do Recife, o soro encontra-se disponível no Hospital da Restauração, Hospital e Policlínica Jaboatão e Hospital João Murilo, em Vitória de Santo Antão. Para descentralizar o atendimento, o medicamento também pode ser encontrado nos hospitais regionais de Limoeiro, Palmares, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Salgueiro, Ouricuri, Petrolina, e no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!