Boi Tira Teima de Caruaru realiza projeto ‘’Se Correr, o Boi Te Pega!’’

O projeto ‘’Se Correr, o Boi Te Pega’’ contará com oficinas gratuitas que abordará a história do Boi Tira Teima e todos os elementos que compõe a brincadeira, como: a musicalidade do Bumba Meu Boi, percussão, figurinos e adereços, história do boi e do Mestre Gercino, cantigas e loas. Serão 50 vagas destinadas para os brincantes do Boi Tira Teima e estudantes de escolas públicas de Caruaru.

Sua realização será durante todo mês de julho de 2017, na Casa do Boi Tira Teima, localizada na Estação Ferroviária de Caruaru, no período da manhã e tarde. Os interessados podem acessar as redes sociais do projeto e acompanhar todas as informações, são facebook e instagram (ambas com o nome do projeto).

O objetivo dessas atividades é manter vivas as tradições da cultura de raiz e preservar nossa identidade cultural, como também estimular e conscientizar os brincantes do Boi abordando a importância do mesmo para Caruaru, e só está sendo possível pelo incentivo do Governo do Estado de Pernambuco/FUNCULTURA.

Se Correr, o Boi Te Pega! foi idealizado pela jornalista e produtora cultural, Janaina Waléria, que trabalha na área cultural há 17 anos com a dança popular, tendo essas manifestações culturais como referência para o seu trabalho através do Balé Popular Avelós, fundado pela mesma no ano de 2005.

Outros profissionais envolvidos no projeto são os monitores Marconiel Silva da Rocha – percussão e musicalidade, Merielle Lino Lins – figurinos e adereços, Roberto Gercino – história do Boi Tira Teima e Loas, Paulo Ely – produção, Neidjane Tenório – Comunicação/Mídias Sociais e Mariana Souza – coordenação pedagógica.

O Boi Tira Teima existe desde 1922, quando foi fundado por seu Pedro Evangelista, no sítio Preguiça, zona rural de Caruaru. Desde a década de 1970, para que a brincadeira não se acabasse, o boi foi assumido por um de seus brincantes, o Mestre Gercino, que comandou a brincadeira até outubro de 2011, quando faleceu, aos 83 anos. Desde então, o seu filho, Roberto Gercino dá continuidade.

Os participantes receberão certificado ao final das oficinas. No último dia, em comemoração à conclusão do projeto, haverá um grande cortejo do Boi Tira Teima  com os alunos do projeto, apresentando o que aprenderam, e todos serão convidados a participar dessa celebração da cultura popular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!