Barragem de Pedra Fina entra em colapso no Agreste de Pernambuco

As cidades de Surubim, João Alfredo, Orobó e Bom Jardim, no Agreste de Pernambuco, vão ficar provisoriamente sem abastecimento de água devido ao colapso da barragem de Pedra Fina. De acordo com a Compesa, o manancial com capacidade de armazenar 6 milhões e 200 mil metros cúbicos de água atingiu o volume morto e está com 2% de acumulação.

Pedra Fina é responsável por fornecer água para o Sistema Palmeirinha, que abastece também parte de Limoeiro. As cidades passarão a ser atendidas provisoriamente por caixas d’água tipo chafarizes, distribuídas em pontos estratégicos das cidades através de caminhões-pipa.

No primeiro semestre de 2016, a Compesa elaborou um projeto para construir uma adutora emergencial a partir da barragem de Siriji, localizada no município de Vicência, na Zona da Mata Norte. Com o projeto em mãos, o governador Paulo Câmara se empenhou junto ao Governo Federal para que fossem liberados recursos destinados à execução da obra, que já está em andamento  por meio do Ministério da Integração Nacional e com apoio técnico da Compesa. A conclusão deve acontecer nos próximos 30 dias.

 Fotos: Compesa/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!