Região Nordeste deve encerrar janeiro com reservatórios acima dos níveis da capacidade

 

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) revisou para baixo a previsão de chuvas para a região Sudeste. Agora, a estimativa para o fim de janeiro é de que as precipitações correspondam a 71% da média histórica. Apesar disso, o operador espera que o subsistema encerre o primeiro mês do ano com os reservatórios operando a 36,4% de sua capacidade, acima dos 32,73%.

Já na região Nordeste, que há meses tem sido fortemente afetada pela seca, a chamada Energia Natural Afluente (ENA) para janeiro não sofreu alterações em relação à semana anterior, permanecendo em 32% da média de longo termo (MLT). No entanto, o ONS projeta que os reservatórios da região devem melhorar, encerrando janeiro com 18,7% da capacidade.

Na região Sul, que recebeu fortes chuvas no início de 2017, o operador prevê que a ENA chegue a 190% neste mês, abaixo da estimativa, de 201%. Desta forma, os reservatórios devem alcançar 68,8% da capacidade ao final de janeiro, abaixo dos 69,63% anotados na quinta.

Por fim, para a região Norte, o ONS diminuiu a previsão de ENA, que passou de 45% para 42% da MLT em janeiro. No entanto, o nível dos reservatórios do subsistema deve subir, passando dos atuais 19,97% para 23,7% ao final do mês.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!