TRE-PE faz balanço de ocorrências no dia da votação

Foto: Divulgação

Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) divulgou algumas ocorrências neste domingo de votação. Das 340 urnas que apresentaram algum defeito, apenas 186 precisaram ser substituídas. O TRE-PE tinha 1860 sobressalentes, ou seja, as trocas representaram 1% das urnas reservas.

Segundo o TRE, Não foi registrado nenhum problema no sistema de votação. “Em alguns casos ficou lento. Em outros, os presidentes das sessões tiveram certa dificuldade em resolver problemas nas sessões, mas no geral, tudo correu como se esperava”, disse o assessor-chefe da Corregedoria Regional Eleitoral, Orson Lemos.

Ocorrências – De acordo com o Tribunal, uma eleitora foi detida por vota duas vezes, na cidade de Flores, no Sertão do Pajeú. Uma cidadã idosa votou, entrou novamente na cabine para pegar uma bolsa e votou novamente. Em Cabrobó, 12 eleitores doram detidos por boca de urna. Ao contrário do que o próprio Tribunal havia divulgado mais cedo, o prefeito Marcílio Rodrigues (MDB) não foi detido, mas acompanhou as detenções na condição de testemunha.

Em Ingazeira, houve a detenção de um vereador pela Polícia Federal, por conta de transporte irregular de eleitores. A audiência de custódia está sendo realizada nesse momento . Em Araripina, um eleitor foi detido distribuindo alimentos e também está em audiênca de custódia.

“o meu balanço pé que cumprimos nosso dever, o resultado de ocorrências é absolutamente insignificante. agradecer à imprensa e esperar que os eleitos cumpram com aquilo que prometeram e atuem favoravelmente ao povo”, comemorou Orson Lemos.

Pardal – Denúncias Eleitorais – A ferramenta registrou 3.576 denúncias, a maioria refernte a propaganda eleitoral (66%), os crimes eleitorais foram o segundo assunto a receber registros, com 20%. Uso da máquina pública, compra de votos e dividem o restante das denúncias.

Informações do Blog da FolhaPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!