TRE inicia preparação das urnas para as Eleições de 7 de outubro

Foto: Edvaldo Magalhães/Rádio Liberdade

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) iniciou, nesta segunda-feira (24), a preparação das cerca de 20 mil urnas eletrônicas que serão usadas pelos eleitores em todo o Estado. Por meio da operação, feita urna a urna, são inseridas todas as informações necessárias à realização do pleito, como os programas de votação, a relação de eleitores da respectiva seção eleitoral, os dados de partidos, coligações e os nomes e fotos de todos os concorrentes aptos a disputar a eleição, inclusive os que têm registros indeferidos e aguardam julgamento de recursos.

Depois de inseridas todas essas informações, as urnas eletrônicas são lacradas e estão prontas para serem utilizadas nas Eleições – a máquina lacrada só realiza operações em dia e horário predeterminados.

Tecnicamente chamado de Cerimônia de Carga e Lacre das Urnas, o evento ocorre com total transparência e consiste em inserir nas urnas eletrônicas os dados referentes aos candidatos e eleitores.

Pernambuco tem 20.049 seções eleitorais e 6.570.072 eleitores. Cada seção conta com uma urna e o TRE mantém equipamentos de reserva para substituição em caso de algum problema de ordem técnica. O primeiro turno das Eleições acontece em 7 de outubro próximo.

No Fórum Eleitoral de Caruaru, são preparadas urnas de vários municípios do Agreste. Em entrevista ao repórter Edvaldo Magalhães, o juiz eleitoral da 35ª Zona Eleitoral da cidade de Bezerros, Paulo Alves de Lima, explica a preparação das urnas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!