Tradicional no Carnaval de Olinda, Mulher na Vara desfila na segunda-feira (12)

Pela 25ª vez, o bloco divertido e anárquico Mulher na Vara desfila pelas ruas do Sítio Histórico de Olinda, na Segunda-Feira (12) de Carnaval. O desfile se inicia a partir da sede da agremiação, que fica na Rua da Boa Hora, a partir das 12h. Este ano, a troça comemora jubileu de prata de frevo com descontração, animação e, claro, com a já conhecida vara de bambu de quase dois metros, onde as foliãs mais animadas encaram o desafio de frevar nas alturas. 

Um dos diretores da agremiação, Samuel Costa, destaca o caráter democrático do bloco, que mantém o tom de brincadeira, que combina perfeitamente com a folia de Momo e diverte de crianças a adultos“Na Vara sobem baixinhas, gordinhas, mulheres de todas as idades. E procuramos sempre respeitar todas. É uma brincadeira saudável da qual a minha filha participa e que é aberta a qualquer foliã que queira fazer a sua festa”, salienta. 

Mas de onde veio essa brincadeira, que integra o terceiro dia de Carnaval de Olinda desde 1993? Naquele Carnaval, uma amiga do criador da Vara, Carlos Porciúncula, torceu o pé quando estava em Olinda, ficando impossibilitada de caminhar. Depois de muito carregarem a moça no braço, eles acharam um pedaço de madeira e decidiram levá-la pelas ladeiras da cidade histórica sentada naquele pedaço de árvore. Não demorou para que começassem a falar: “Olha a mulher na vara, olha a mulher na vara!”No ano seguinte, o Mulher na Vara estreou na festa pernambucana, animando os foliões com muita descontração e frevo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!