Agenda Cultural Últimas Notícias

Super-heróis invadem a 3ª Fenagreste neste sábado

O quarto dia de atividades da Feira Nacional do Livro do Agreste – Fenagreste começa de forma especial principalmente para os vestibulandos e concurseiros: às 10h, o professor de biologia Fernando Beltrão, o famoso Fernandinho, lança o livro Eu, um vencedor no palco principal do evento literário, promovido pela Cepe e Andelivros com apoio da Prefeitura de Caruaru.

Ele ainda bate um papo com o público e dá dicas para quem quer se sair bem em provas, exames e concursos. O livro reúne 99 textos, que têm como pano de fundo pequenas histórias de faz de conta e lendas para motivar o leitor a refletir sobre os caminhos que o levarão a atingir seus objetivos.

 A programação do dia ainda conta com palestras voltadas para docentes e profissionais da educação. “A importância do paradidático na formação de novos leitores” é o tema da conersa com a professora Haydeé Camelo, no auditório, às 11h. Já no Café Literário, às 14h, o professor José Marconi fala sobre liderança e, logo depois, às 15h, a educadora Adeilza Ferreira ministra aula sobre o tema “Da alfabetização ao aprendizado digital”.

No mesmo horário, no palco principal, os personagens dos filmes de super-heróis e dos quadrinhos japoneses vão invadir a Fenagreste. Às 15h, a programação nerd tem ínicio, com uma apresentação sobre a cultura geek, seguida de um show de Kpop, gênero musical coreano.

Os jovens ainda poderão participar do concurso de cosplay Power-Kon Recife, que reúne amantes do universo geek pela terceira vez na feira. As três melhores fantasias serão premiadas. O evento homenageia os 60 anos do Superman. Grupos de colecionadores vão conversar sobre os momentos mais marcantes do herói. Será montada uma arena gamer com diversos consoles com jogos retrôs e atuais.

Ainda no sábado, às 15h, a criançada terá um momento especial no Cantinho da Trela. Os pequenos vão poder participar de uma conversa lúdica com o escritor Xico Bizerra, do livro Pequeninas histórias para gente pequenina. Na obra, o compositor e escritor divaga entre poesia e prosa, sempre de fácil leitura, para atrair as crianças iniciantes, mas sem menosprezar a sabedoria dos pequenos. “Quando um dia cresci e voltei a ser menino escrevi este livro. Com os pés descalços, pisando a areia, brincando de tudo…Vou guardar a minha pipa para quando, outra vez, eu voltar a ser criança. Tomara que não demore”, escreve o autor. Às 16h, as crianças poderão assistir ao teatro de mamulengos MamuSebá.

PROGRAMAÇÃO

Sábado (11)

PALCO PRINCIPAL

10h: Bate-papo e lançamento do livro Eu, vencedor de Fernando Beltrão (Fernandinho)

11h30: Palestra sobre segunda da informação com o especialista em segurança de rede Alexandre Freitas

13h: Apresentação cultural do Maracatu Nação do Barro

15h: Apresentação cultura geek

16h: Apresentação de dança coreana – Kpop

17h: Especial 80 anos do Superman com grupos de colecionadores batendo papo no palco sobre os maiores momentos do herói

19h: Apresentação musical com violão e percussão (Colégio Diocesano)

CAFÉ LITERÁRIO

14h: Palestra sobre liderança com o professor José Marconi, do Sebrac

15h: Palestra “Da alfabetização ao aprendizado digital”, com a professora Adeilza Ferreira

AUDITÓRIO

11h: Palestra com a professora Haydeé Camelo – “A importância do paradidático na formação de novos leitores”

CANTINHO DA TRELA

10h: Contação de histórias infantis

11h: Teatro de mamulengos com MamuSebá

15h: Conversa com o autor Xico Bezerra, do livro Pequeninas histórias para gente pequenina

16h: Teatro de mamulengos com MamuSebá

Domingo (12)

PALCO PRINCIPAL

10h: Cantando, contando e cordelizando histórias com Suzana Moraes e Tio Diego

11h: Apresentação do mágico Hugo Henrik

12h: Show da banda infantil Sonho Mágico

16h: Homenagem aos 90 anos de Onildo Almeida

17h: Show de encerramento com Maciel Melo

CAFÉ LITERÁRIO

15h: Lançamento do livro Comida & Tradição: Receitas de Família, de Nininha Carneiro Cunha e palestra com a chef Andrea Hunka – A Herança do Açúcar

AUDITÓRIO

10h: Palestra/debate sobre a pastoral da família

CANTINHO DA TRELA

9h: Teatro de mamulengos com MamuSebá

10h: Lançamento do livro O que é isso que eu sinto?

15h: Contação de histórias infantis Cepe

Deixe seu comentário