STF nega habeas corpus ao ex-presidente Lula por 6 votos a 5

Foto: Carlos Moura/SCO/STF

Por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) negou o habeas corpus ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A ministra Cármen Lúcia foi a última a discursar no plenário. Ela deu voto contrário ao pedido da defesa e desempatou o placar.

Votaram pela prisão de Lula Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Luiz Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux e a presidente do STF, Cármen Lúcia.

Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio Melo e Celso de Mello votaram contra a prisão.

O julgamento do pedido de defesa do ex-presidente Lula durou mais de 10 horas. Teve início pouco depois das 14h desta quarta-feira (04) e terminou no início da madrugada desta quinta (05). O pedido de habeas corpus tinha como objetivo impedir a prisão de Lula, condenado em segunda instância.

O ex-presidente Lula acompanhou o julgamento na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, São Paulo, acompanhado da ex-presidente Dilma e outros políticos. Lula deixou o local antes do final do julgamento.

Lula foi condenado pelo juiz federal Sérgio Moro a nove anos e seis meses de prisão. A condenação foi confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que aumentou a pena para 12 anos e um mês na ação penal do triplex do Guarujá (SP), na Operação Lava Jato. Lula pode ser preso nos próximos dias.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!