História da Rádio Liberdade

Há anos a radiofonia interiorana ganhava um impulso com a implantação da Rádio Liberdade AM, em Caruaru. A ideia tomou forma em cinco de novembro de 1965, através do espírito empreendedor de Luiz José de Lacerda, que já atuava com sucesso nos segmentos de estivas e de supermercado.

Apaixonado pelo Central Sport Club, o empresário percebia na emissora um meio de divulgar o seu clube de futebol de coração. Primando pela qualidade, a Rádio Liberdade desde cedo assumiu compromissos sociais, levando a informação verdadeira aos seus ouvintes, através de uma equipe de profissionais competentes. Todo esforço valeu a pena, e a nossa emissora há décadas chegando a mais de dois milhões e meio de ouvintes em 56 municípios.

Acompanhando a evolução tecnológica, a emissora investe na sua infraestrutura e na qualidade. Levando um som de qualidade à casa do ouvinte, ou onde quer que ele esteja através da internet e aplicativo. A programação da Rádio Liberdade é a mais diversificada da região.

A emissora cumpre o papel do veículo de comunicação ao oferecer à população Educação, Cultura, Entretenimento e Informação em todos os gêneros do jornalismo. Depois de consolidar a Rádio Liberdade AM, o empreendedor Luiz José de Lacerda, natural de Limoeiro, queria oferecer a mais a região que acolheu, contribuindo para seu desenvolvimento. No dia 28 de outubro de 1980 nascia a Rádio Liberdade FM, a primeira emissora de frequência modulada do interior do estado.

A nova emissora logo começou a fazer parte da vida de milhares de jovens ao oferecer uma programação onde o entretenimento era o ponto alto. Sendo assim, os jovens encontraram na emissora uma companheira para o dia-a-dia. Na Liberdade FM passaram vários profissionais que despontaram para o cenário nacional.

2015 de mudanças, ano em que a Rádio Liberdade de Caruaru dá um grande e ousado passo. As emissoras AM e FM se fundem e transformam-se uma só rádio, trazendo em sua programação, uma mescla do melhor do jornalismo e do entretenimento. Sempre buscando a qualidade e o melhor para o ouvinte, o Sistema de Comunicação Liberdade é a primeira rádio do interior do Nordeste a unificar a programação.

Locutores

Adriano Luiz

Iniciou no rádio em 2004, na cidade de Agrestina-PE, chegando ao rádio caruaruense em outubro do mesmo ano. Entre 2006 e 2007 passou por emissoras em Barreiros, Santa Cruz do Capibaribe e Agrestina. Já em 2008, chegou a Rádio Liberdade e ficou a frente do “Forró em FM” por 5 anos, no ano de 2013 apresentou o programa “Ligação Direta” e desde 2015 está no comando do “Disk & Tok” e “FlashBack”, líderes de audiência.  Também é responsável pela programação musical da emissora e se preocupa em sempre aperfeiçoar seu trabalho por isso, atualmente está cursando Jornalismo.

Elaine Dias

Nascida na cidade de Palmares – PE, começou a trabalhar com a voz em uma divulgadora em Agrestina. Fez oficina de teatro e a partir daí surgiram os trabalhos também no rádio. Apresentou alguns programas jornalísticos e de entretenimento em uma emissora FM da cidade onde permaneceu por dois anos. Formou-se em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, passou por agências publicitárias onde foi produtora do programa do Jerimum e de áudios publicitários. Teve passagem por uma emissora de televisão e está na Rádio Liberdade há 12 anos onde começou como estagiária, foi gerente de programação da AM e após a junção das duas emissoras apresenta o programa “Show da Cidade” e os noticiários da manhã.

Mução

Mução é radialista e humorista de natural de Natal, no Rio Grande do Norte. Começou sua carreira nos anos 90 em uma famosa rede de Rádio em Fortaleza – Ceará. Ficou famoso em todo o país por suas pegadinhas por telefone. Todos os dias, milhares de ouvintes têm um encontro marcado com o humor, “A Hora do Mução” apresenta variedades com sotaque nordestino, levando música e entretenimento com muita irreverência. Mução e sua turma falam a língua do povo, por isso, lideram o horário e são bem recebidos pelos ouvintes.

Carlos Altieri

Locutor há 20 anos, Carlos Altiere, começou sua trajetória nas rádios do Recife, em 1996. Em 2001 veio para animar as rádios de Caruaru, passou por algumas emissoras e começou nas Rádios Liberdade no ano de 2006, comandando o programa na rádio AM, “Alô Notícias”, por 5 anos, líder de audiência. Em 2007, apresentou o programa “Ligação Direta”, por 6 meses e ainda no mesmo ano, estreou o “Telemúsica” e até hoje lidera as manhãs com alegria, animação e prestação de serviços.

Ivan Bulhões

Ivan Fernandes de Bulhões é alagoano e dedicou boa parte da sua vida ao veículo rádio. Comanda há mais de 50 anos microfones em estúdios e é uma presença marcante no meio da comunicação da cidade e região nordeste. Imprime bem seu estilo nordestino com expressões como “quaráquaquá”, “reguenguela ” e “beijinho nas crianças”. Genuinamente forrozeiro, ele já apresentou diversos programas que traziam grandes sucessos do xote, xaxado, baião e claro o forró, tendo por vezes, entrevistado grandes ícones da música como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Marinês entre outros. Com seus 87 anos de histórias vividas e com o nome consagrado pelo poder da comunicação, é o primeiro funcionário vitalício da Rádio Liberdade, onde apresenta hoje o “Arraial do Ivan Bulhões”, de segunda a sábado.

Roberta Nunes

Natural de Nazaré da Mata, sua paixão pelo rádio veio de muito cedo. Com apenas 15 anos, participou do seu primeiro programa musical em uma rádio comunitária em sua cidade, onde trabalhou por três anos. Em 2011, seguiu para uma emissora FM onde permaneceu por seis anos. No ano de 2016, chegou a Rádio Liberdade e cativou logo os ouvintes com sua voz doce e suave. A “Bebeta”, como é chamada carinhosamente pelos fãs, comanda o programa “A Noite é Nossa” e lidera a audiência com muita alegria e interatividade.

Ewerton Bezerra

Natural de Bezerros-PE , sempre sonhou em viver do rádio. Em 2005, veio morar em Caruaru e no ano de 2007 deu início a carreira em uma emissora de rádio FM, além de ter passando também por outras da cidade. Chegou a Rádio Liberdade e 2013, e desde então já comandou vários programas. Atualmente apresenta o “Ligação Direta” que é o preferido do horário e vai ao ar das 11h às 15h de segunda a sexta e 12h às 16h aos sábados.

Jotta Lagos

Há 48 anos, o colunista Jotta Lagos informa com seu jeito espontâneo os pernambucanos através do programa “Jotta Lagos em Sociedade”, que vai ao ar de segunda a sexta, a partir das 18h50. Famoso na sociedade caruaruense, iniciou a carreira como apresentador em algumas TV´s, mas foi pelo rádio que criou laços duradouros. O colunista passeia por alguns veículos de comunicação assinando coluna em jornal local e produzindo também revista impressa, além de manter seu RP em dia promovendo feijoadas e eventos que o fazem conhecido. O programa apresentado por Jotta na Rádio Liberdade, lidera a audiência por registrar os eventos importantes que marcam a região bem como entrevista empresários de destaque, políticos e outras figuras de relevo social.

Sócrates da Silva

Formado em Comunicação Social – com Habilitação em Rádio e TV pelo UFPE, foi estagiário em na rádio universitária AM e nas Rádio Liberdade AM de 1999 a 2002. Assumiu outros desafios na Rádio Liberdade como programador musical, apresentador e noticiarista em uma outra  FM em Caruaru. Centralino assumido, também foi setorista do time, apresentador, repórter, coordenador de esportes, e atualmente diretor de programação na Rádio Liberdade. Cobriu três copas do Mundo FIFA (Alemanha 2006, África do Sul 2010 e Brasil 2014) uma Copa das Confederações FIFA (Brasil 2013), além de vários campeonatos nacionais, regionais, estaduais e municipais.

FACEBOOK

TWITTER

INSTAGRAM