São João de Caruaru 2018, com redução de 64% no índice de violência com relação à 2017

Foto: Janaína Pepeu

Cinco atrações da programação do Parque de Eventos já foram anunciadas para o São João 2019. São elas: Fulô de Mandacaru, Elba Ramalho, Gustavo Mioto, Dj Alok e Léo Santana, bem como a ampliação do São João na Roça de dez para 14 polos. No próximo ano, em Caruaru, Agreste de Pernambuco, os festejos serão realizados de 1 a 30 de junho. Este ano, a festa teve 30 dias de programação em 22 polos espalhados pela zona urbana e rural, com 510 apresentações. O público na cidade superou os 2,5 milhões de visitantes. Foram gerados mais de 6 mil empregos diretos e indiretos e injetados cerca de R$ 200 milhões na economia. As origens e a tradições juninas como as comidas gigantes, o concurso de quadrilhas e a cidade cenográfica se juntaram a uma novidade implantada pela atual gestão, o São João na Roça, que teve seus polos ampliados de quatro para dez.

No Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, atrações de peso fizeram com que a média de público fosse uma das mais altas da última década.  A multidão que participou dos festejos pôde constatar a atuação do Centro Integrado e Monitoramento e Gestão de Eventos (Cimge), que, em 2018 conseguiu baixar o índice de violência para 64% em relação a 2017.

Foram 1461 atendimentos no centro, sendo 43 deles por videomonitoramento. Este ano, nenhuma ocorrência grave foi registrada. Para garantir o ir e vir dos visitantes, a Destra montou uma operação que totalizou 2502 autuações. Nos dias de shows, 179 remoções foram realizadas. Os atendimentos em saúde, alcançaram a marca de 880 durante todos os dias de festa, também foram realizadas campanhas educativas como as de prevenção às DST’s, com distribuição de preservativos, e do abuso do álcool.

Também foram realizadas ações de acolhimento a crianças com direitos violados ou em situação de risco, arraial com mais de mil idosos de 11 cidades, além da realização do evento religioso Fogueira de Xangô por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Este ano, o camarote da acessibilidade destinado a pessoas com necessidades especiais recebeu mais de 560 convidados, a Estação Ferroviária foi adaptada com obras físicas que garantiram o acesso de todos. Nesse quesito, as apresentações também foram inclusivas, com tradução de libras em todas as noites de shows no Parque de Eventos. O público LGBT também foi contemplado, com a 4ª Intervenção Cultural LGBT.

A Feira da Mulher Empreendedora, montada na Estação Ferroviária, contou com a exposição de 50 microempreendedoras. Além disso, duas noites foram dedicadas à força feminina. No Polo Azulão, dia 24 de junho, quatro caruaruenses mostraram o empoderamento feminino e, no dia 29, no Polo das Quadrilhas, foi realizada a Noite Junina Feminina, com a apresentação de 29 artistas mulheres. Mais de 1400 atendimentos foram prestados na Casa da Mulher, na Estação Ferroviária, e no Espaço Mulher, localizado no Centro de Operações Integradas (COI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!