Pontos turísticos de Caruaru ganham audiodescrição em diversos idiomas – Rádio Liberdade
Agenda Cultural Últimas Notícias

Pontos turísticos de Caruaru ganham audiodescrição em diversos idiomas

Os principais pontos turísticos de Caruaru estão com um novo serviço de audiodescrição em português, inglês e espanhol. O programa CNA Tracks é uma iniciativa da escola de idiomas CNA e foi desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Caruaru, através da Fundação de Cultura e Turismo e irá funcionar com um sistema de QR Code, onde com o aparelho celular, é possível acessar os áudios e escolher o idioma.  O CNA Tracks tem como objetivo facilitar a vida do turista estrangeiro que visitar Caruaru e assim aumentar o potencial turístico da cidade. “Pensamos na possibilidade do turista estrangeiro que poderá conhecer um pouco mais sobre a nossa cidade e nossa história de forma autônoma e independente. Além disso, pode proporcionar também que estudantes da rede pública e privada realizem atividades pedagógicas em outros idiomas”, explica Derik Coriolano, coordenador de projetos e certificações do CNA.

Segundo dados da coordenação de turismo da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru (FCTC) só na Semana Santa deste ano o município recebeu 200 mil turistas e a expectativa para o São João é que esse número chegue a 2 milhões, sendo sua maioria vindos de diversos estados brasileiros e de cidades vizinhas. Ainda segundo os dados da FCTC, o número de visitantes estrangeiros ainda é pequeno, mas os mais frequentes são americanos, ingleses e franceses.

Para a coordenadora de Turismo da FCTC, Maria Betânia Ferreira a ação foi recebida com alegria  pelo poder público e poderá acolher e informar de maneira mais completa o turista. “Nós temos os agentes em alguns pontos turísticos que falam inglês, mas o turista poder ouvir na sua língua mãe a história daquele lugar dá mais autonomia e torna mais acolhedor para ele. Também poderemos alcançar pessoas com deficiência visual e assim tornar a cidade acessível a todos”, destacou.

A ação teve início, no último dia 18 de maio como forma de presentear a cidade pelo seus 162 anos. Inicialmente o Monte Bom Jesus, a Feira de Artesanato e o Alto do Moura serão contemplados, mas a previsão é que até o final de maio mais de 20 locais tenham as placas de sinalização com o QR Code. “Nossa expectativa é de que até o início de junho já estejam disponíveis os áudios e também atividades pedagógicas sobre os pontos turísticos de Caruaru para trabalhar em inglês e espanhol. Estamos empenhados também para que esse seja o primeiro são joão com uma cidade mais acessível também para o turista”, estima Coriolano.

Deixe seu comentário