Pesquisa Atlas da Violência revela que Caruaru foi o terceiro município mais violento do Estado

Um mapeamento das mortes violentas no Brasil constatou que 50% delas ocorreram em apenas 123 municípios, o equivalente a 2,2% do total de municípios brasileiros. É o que mostra a pesquisa Atlas da Violência 2018 – Políticas Públicas e Retratos dos Municípios Brasileiros, lançada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fóru Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

O estudo traz a relação dos municípios mais e menos violentos do Brasil. Foram analisados 309 municípios, ou seja, todos aqueles que tinham mais de 100 mil habitantes em 2016. Os três mais pacíficos, segundo o Atlas da Violência 2018, são: Brusque (SC), Atibaia (SP) e Jaraguá do Sul (SC). Os três mais violentos são: Queimados (RJ), Eunápolis (BA) e Simões Filho (BA).

A situação em Caruaru não é boa. De acordo com o estudo, a cidade foi a 3ª mais violenta do estado em 2016, ficando atrás apenas do Recife e Jaboatão, com uma taxa de 68,2 homicídios por 100 mil habitantes, entre as 123 mais violentas do Brasil.

Dados chamam atenção para a vulnerabilidade da população de Caruaru. Segundo o IPEA, 57% das crianças estão vulneráveis à pobreza e 28% são pobres, mostrando pouca perspectiva de futuro. A taxa de desocupação entre os jovens também preocupa, com 19% na faixa entre 15 e 17 anos e 12,5% entre 18 a 24 anos e 13% da população não estuda e nem trabalha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!