Agenda Cultural Últimas Notícias

Orquestra Jovem de Pernambuco abre o X Virtuosi Gravatá nesta sexta

Orquestra Jovem de Pernambuco, sob a regência do Maestro Rafael Garcia, abre a programação do X Virtuosi Gravatá nesta sexta-feira (13), a partir das 20h, na Igreja Matriz de Sant’Ana em Gravatá. O X Virtuosi Gravatá movimenta a cidade com o melhor da música clássica mundial até o dia 22 de julho com concertos e masterclasses para estudantes de diferente cidades do país. O Quinta Essentia Quarteto, o violonista Rafael Altino e o pianista Vitor Assunción também sobem no palco do festival durante este fim de semana. As apresentações são todas gratuitas.

Criada em 1986 pelo Maestro Rafael Garcia, a Orquestra Jovem de Pernambuco abre a programação do festival e conta com 36 intrumentistas do estado. Reativada em 2005 durante a realização do projeto A Fábrica de Música, a Orquestra já realizou mais de 50 concertos pelo Brasil. Participa com frequência dos festivais Virtuosi acompanhando grandes solistas nacionais e internacionais e proporcionando aos jovens da Orquestra uma experiência ímpar de integração com artistas de destaque da música clássica mundial.

Sob a direção do Maestro Rafael Garcia, nesta sexta, às 20h, A Orquestra Jovem de Pernambuco terá como solistas Horácio Massone tocando Concerto para Flautin e Cordas de Ernani Aguiar, o violoncelista Claudio Santos tocando Variações sobre um tema Rococó de Peter Tchaikowsky, Ayrton Benck no trompete e Victor Asuncion no piano tocando Concerto para piano e trompete em dó menor, Op 35.

No sábado (14), às 11h, o som da flauta doce do Quinta Essentia Quarteto irá tomar conta da Igreja Matriz deSant’Ana. O quarteto paulista fará um recital que celebra grandes compositores, à exemplo de Heitor Villa Lobos e Daniel Wolf. O grupo se apresenta com instrumentos de diversas épocas e períodos. Flautas modernas, dá época da renascença e do período barroco. No mesmo dia, às 20h, o duo Rafael Altino & Victor Asuncion se apresenta com um programa diversificado: Gaspard de la Nuit de Ravel para piano solo e Sonata de Rachmaninoff para viola e piano.  Domingo (15) às 11h da manhã, mais uma vez o Duo Rafael Altino & Victor Asuncion apresenta o programa Miroirs para piano solo de Ravel e a Sonata nº 2 de Brahms para viola e piano.

No domingo (15) às 11h da manhã, o pianista Victor Asuncion apresenta o belíssimo programa “O Piano de Ravel”. Aclamado pelo The Washington Post por seu “toque equilibrado e imaginativo”, Victor é um verdadeiro entusiasta da música de câmara, com apresentações aplaudidas em salas de concertos de diversos países. Suas gravações incluem as Sonatas completas Beethoven com Tobias Werner, de Shostakovich e Rachmaninoff com Joseph Johnson e a Sonata Rachmaninoff com Evan Drachman.

Virtuosi é considerado um dos festivais de música erudita mais importantes do Brasil. Este ano ofertou máster classes de violino, viola, cello e contrabaixo gratuitas para estudantes da Paraíba, Rio Grande do Norte, São Paulo e Pernambuco.

X Virtuosi tem o patrocínio do Ministério da Cultura através da lei federal de incentivo fiscal, Prefeitura de Gravatá, Baterias Moura, Hotel Canarius e CEPE.

X VIRTUOSI DE GRAVATÁ

Rafael Garcia, director artístico

IGREJA MATRIZ DE SANT’ANA

13 a 22 de julho de 2018

SEXTA              13|07

20h           CONCERTO DE ABERTURA

ANTONIO VIVALDI

Concerto para flautim e cordas em dó maior

ERNANI AGUIAR

Concertino para flautim e cordas

HORACIO MASSONE, flautim

PETER TCHAIKOWSKY

Variações sobre um tema Rococó

CLAUDIO SANTOS, cello

DMITRI SHOSTAKOVICH [1906-1975]

Concerto para piano e trompete em dó menor, Op.35

AYRTON BENCK, trompete

VICTOR ASUNCION, piano

ORQUESTRA JOVEM DE PERNAMBUCO

RAFAEL GARCIA, regente

SÁBADO         14|07

11h           QUINTA ESSENCIA QUARTETO

DANIEL WOLFF [1967]

Flautata Doce

RADAMÉS GNATTALI [1906-1988]

Lenda

Seresta nº 1 – Samba

HEITOR VILLA-LOBOS [1887-1959]

Bachianas Brasileiras nº5

Ária (Cantilena)

RADAMÉS GNATTALI [1906-1988]

Cantilena

Quarteto nº 3

  1. Marcado – 2. Sem título
  2. Sem título – 4. Marcado

HEITOR VILLA-LOBOS [1887-1959]

Choros nº 4

A Lenda do Caboclo

RADAMÉS GNATTALI [1906-1988]

Seresta nº 2

GUSTAVO DE FRANCISCO

RENATA PEREIRA

PEDRO BRUNO

FRANCIELLE PAIXÃO

20h           VIOLA & PIANO I

MAURICE RAVEL [1875-1937]

Gaspard de la Nuit

SERGEI RACHMANINOFF [1873-1943]

Sonata para viola e piano em sol menor, Op.19

RAFAEL ALTINO, viola

VICTOR ASUNCION, piano

DOMINGO       15|07

11h  O PIANO DE RAVEL

MAURICE RAVEL [1875-1937]

Miroirs

JOHANNES BRAHMS [1833-1897]

Sonata para viola nº 2 em mi bemol maior, Op.120

RAFAEL ALTINO, viola

VICTOR ASUNCION, piano

Programação completa: 

http://www.virtuosi.com.br

Deixe seu comentário