Novos tremores de terra são sentidos no Sertão do Ceará

Novos tremores de terra foram sentidos pela população de Quixeramobim, no Sertão do Ceará, quatro meses após o último registro sismológico. De acordo com o sismólogo Eduardo Menezes, do Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o epicentro dos tremores foi novamente nas localidades de São Joaquim e Fogareiro.

Os abalos, de magnitude 2.0 na escala Richter ocorreram por volta das 21h30 desta segunda-feira (07) e às 2h17 da madrugada desta terça-feira (08). Ainda de acordo com Eduardo Menezes, a região não registrava tremores de intensidade mais forte desde 20 de abril. 

Segundo informações do Diário do Nordeste, o maior abalo sísmico detectado na região ocorreu em 18 de abril, por volta das 23h30. O tremor de magnitude 3,3 foi sentido em diversas localidades dos municípios de Quixeramobim, Madalena e Boa Viagem.

Tremores de terra são comuns no Ceará. Segundo o Laboratório de Sismologia da UFRN, os tremores ocorrem devido a fossas subterrâneas que estão constantemente em atividade sismológica. As fossas são ligadas ao encontro das placas tectônicas no Oceano Atlântico, que ligam a América do Sul ao continente africano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!