Ministro da Segurança Pública se reúne com governadores e deve defender revisão do pacto federativo

Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, se reúne nesta quinta-feira (1º), em Brasília, com governadores de todo o País. Na semana que vem, o ministro pretende se reunir com prefeitos de capitais e regiões metropolitanas e vai conversar também com comandantes das polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros.

Aos governadores, o ministro pretende defender uma revisão do chamado pacto federativo. “O que eu digo é que temos que redistribuir as responsabilidades, porque elas estão muito concentradas nos Estados e eles têm três grandes centros de gastos: Saúde, Educação e Segurança. 80% dos gastos dos Estados estão aí dentro. A segurança não tem piso. Então quando esses Estados entram na crise fiscal, eles arrastam a segurança”.

O novo Ministério terá um orçamento de R$ 2,8 bilhões e a garantia do Ministério do Planejamento é de que não haverá bloqueio de recursos agora neste ano.

A expectativa é de que o presidente Michel Temer anuncie um socorro financeiro. Num momento em que o ministro defende mais recursos para a segurança pública e a necessidade da construção de novos presídios, Raul Jungmann citou um levantamento da Controladoria-Geral da União que aponta sumiço de dinheiro para construção de penitenciárias no País.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!