Ministério Público de Pernambuco estipula prazo para Secretaria de Saúde comprar macas

Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) deu um prazo de 90 dias à Secretaria Estadual de Saúde para a aquisição de novas macas hospitalares. A deliberação foi acertada após audiência sobre o inquérito que apura a retenção de macas do Samu e dos Bombeiros em hospitais. Segundo denúncias, os equipamentos utilizados no resgate de vítimas vêm sendo, constantemente, bloqueados por dias para servir de leito em algumas dessas unidades.

A promotora Helena Capela pontuou que após os 90 dias, os serviços de saúde serão obrigados a liberar, de imediato, as macas, equipamentos e utensílios utilizados na remoção dos pacientes pelo Samu e Bombeiros. Uma reunião, com o governo e o Conselho de Medicina de Pernambuco (Cremepe), sobre superlotação das urgências e falta de leitos ainda será marcada.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informa que determina a todas as unidades da rede estadual a liberação das macas e ambulâncias dos serviços de resgate no menor período de tempo possível. A retenção de macas só ocorre, ainda de acordo com a nota, quando a assistência ao paciente precisa ser feita com urgência e o hospital não possui, naquele momento, devido grande demanda por atendimento, uma maca disponível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!