Maior barragem de Belo Jardim volta a acumular água após três anos em colapso – Rádio Liberdade
Destaques Notícias Últimas Notícias

Maior barragem de Belo Jardim volta a acumular água após três anos em colapso

Foto: Assessoria/Compesa

A Barragem de Pedro Moura Júnior, no município de Belo Jardim, no Agreste pernambucano, voltou a acumular água após três anos em colapso. Com as últimas chuvas registradas na região, a barragem, que faz parte do Sistema Adutor do Ipojuca, passou a armazenar 10% da sua capacidade de acumulação, um volume de 3,5 milhões de metros cúbicos de água.

Os técnicos da Compesa já estão estudando a possibilidade de retomar a operação da barragem e assim reforçar o abastecimento de água para 160 mil pessoas nas cidades de Belo Jardim, Sanharó, Tacaimbó e São Bento do Una.

Além do registro da chuva, a Compesa também comemora a finalização da obra de ampliação da barragem, realizada durante o período de seca. Com recursos do Orçamento Geral da União, o Governo do Estado autorizou a companhia investir R$ 5 milhões para ampliar a capacidade de armazenamento do reservatório.

Agora, a barragem poderá reter 35 milhões de metros cúbicos de água, um aumento de 11 %   da capacidade máxima anterior, que era de 30,7 milhões.

As cidades de Belo Jardim, Sanharó, Tacaimbó e São Bento do Una também estão sendo atendidas pela Transposição do Rio São Francisco, por meio da interligação das Adutoras do Moxotó e do Agreste.

 

Deixe seu comentário