IFPE Campus Pesqueira promove campanha para cadastro de doadores de medula óssea – Rádio Liberdade
Notícias Últimas Notícias

IFPE Campus Pesqueira promove campanha para cadastro de doadores de medula óssea

imagem/Divulgação

O Campus Pesqueira promoverá, nesta próxima segunda-feira (29), das 9h às 17h, campanha de cadastramento de doadores de medula óssea. A ação será em parceria com o Hemope que coletará amostras de 5 ml de sangue de doadores voluntários.

A Campanha faz parte do projeto de extensão intitulado “Minha Vida na Sua Vida: Sensibilização comunitária sobre cadastro no banco de doadores de medula óssea”. O projeto está sob coordenação da professora Ana Carla Silva Alexandre e participação dos estudantes do curso de bacharelado em Enfermagem Jhenyff de Barros Remigio Limeira, Girleide Isídio da Silva, Cíntia Taísa Ferreira Santos e Vânia Ribeiro de Holanda Silva.

De acordo do Ana Carla, todas as intervenções que envolvem o processo de cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME) são realizadas em parceria com o Hemope-Arcoverde, uma vez que a equipe do Hemocentro necessita realizar a palestra e estar presente no momento da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e da coleta de amostra sanguínea, para serem validados.

Ainda de acordo com Ana, quem desejar fazer o cadastro deverá levar a carteira de identidade e não precisa estar de jejum. “Para se tornar um doador de medula, a pessoa deve ter entre 18 e 55 anos de idade; estar em bom estado de saúde; não ter doença infecciosa; não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.”, informa a docente.

Deixe seu comentário