Fórmula Truck anuncia suspensão das atividades em 2017

Grid de uma das provas da F-Truck realizadas em Caruaru (Foto: Leo Motta/Arquivo FolhaPE)

Na tarde desta quarta-feira (28), Neusa Navarro, presidente da Fórmula Truck, divulgou um comunicado oficial anunciando a suspensão das atividades nesta temporada. A última etapa do evento, chancelado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) como Campeonato Brasileiro de Caminhões, havia sido cancelada, dando indícios de que algo não funcionava bem.

As coisas, na verdade, não caminham da melhor forma há algum tempo. No início deste ano, a Fórmula Truck esteve envolvida em uma polêmica originada pelas reclamações de pilotos e equipes acerca de problemas internos de relacionamento. Os conflitos de ideias e a falta de diálogo entre equipes e organizadores, que já vinham de outros anos, causaram uma ruptura, fazendo com que a grande maioria dos competidores deixasse a Fórmula Truck e criassem a Associação Nacional de Equipes de Truck.

Na sequência, a Associação firmou parceria com uma empresa de marketing para a realização da primeira temporada da Copa Truck, uma dissidência da Fórmula Truck, que estreou recentemente com a Copa Centro-Oeste (etapas em Goiânia e Campo Grande), vencida pelo pernambucano Beto Monteiro. Com somente 14 pilotos e uma diminuição significativa de estrelas, a Fórmula Truck demorou a confirmar o campeonato e o calendário de 2017.

Embora não cite esse esvaziamento do grid como causa da sua suspensão em 2017, esse fator pode ter contribuído para a diminuição da visibilidade da Fórmula Truck, que estava correndo somente com 14 pilotos. Em nota, Neusa disse que “as razões que nos levaram a tal decisão foram de ordem econômica, emanadas pelo cenário que atinge o mercado brasileiro, já há três anos, com fortíssima acentuação no segmento do transporte, pelo qual pertencemos, bem como outros sérios problemas que surgiram neste semestre”.

A CBA também divulgou um comunicado oficial, dizendo que “após meses de conversas entre a entidade e a organizadora (King Truck Show Eventos e Empreendimentos Ltda), chegou-se ao consenso de que esse seria o melhor caminho para todos os envolvidos com a categoria. A CBA ressalta que, desde o início do ano, acompanha com proximidade a crise vivida pela empresa, a ponto de ter firmado um tratado de apenas um ano para a realização da modalidade”.

O tom das duas notas sugere pontos de vista diferentes em relação ao futuro. Enquanto a nota de Neusa Navarro fala em esforço máximo para retomar as parcerias em 2018, a CBA reconhece os anos de parceria, mas não aborda uma retomada. “Em nome de todo o esporte a motor do Brasil, agradecemos pelos serviços prestados nesses mais de 20 anos à frente da principal competição de caminhões do País e, sobretudo, pela sóbria e magnânima decisão de encerrar o acordo”, limitou-se.

A Fórmula Truck foi criada em 1996, por Aurélio Batista Felix, falecido em 2008. Sua esposa, Neusa Navarro, e os filhos, Dani e Juninho, deram continuidade ao legado.

 

Fonte: FolhaPE

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!