Festival no Ar Coquetel Molotov divulga programação programação completa da edição de cinco anos em Belo Jardim

Academia da Berlinda, Luiz Lins, Nix La Marge, Mago Trio, Maracatu Boi da Gente, Ciel Santos e Jéssica Caitano são os nomes que formam o line-up da edição de cinco anos do Festival No Ar Coquetel Molotov – Etapa Belo Jardim. Estas últimas cinco atrações foram selecionadas através da convocatória do festival que obteve mais de 80 inscritos do agreste e sertão pernambucano. O evento ocorre entre os dias 15 e 19 de outubro, no Cine Teatro Cultura, Chaminé e Parque do Bambu, com oficinas, shows e a Mostra Play The Movie. 

O festival No Ar Coquetel Molotov é apresentada pelo Instituto Conceição Moura, organização de investimento social privado e sem fins lucrativos que promove ações de transformação social por meio da arte, cultura, educação e meio ambiente. Anualmente, 30 mil pessoas são beneficiadas pelas ações e projetos, cujo nome é uma homenagem à empreendedora e co-fundadora do Grupo Moura, Conceição Moura.

“O Coquetel Molotov é um festival já esperado pela Comunidade de Belo Jardim  porque se apresenta como uma possibilidade de dinamizar a vida cultural da cidade, estimulando a formação e produção musical e oferecendo oportunidade para os músicos locais e da região,” explica Gabriela Monteiro, coordenadora executiva do Instituto Conceição Moura.

Outra  novidade da etapa do festival, na terra de músicos, é receber pela primeira vez uma programação especial para o público infantil. “Percebemos que nos quatro anos do festival em Belo Jardim, sempre tivemos um público infantil e o clima família presente no evento. Então, convidamos o Tapete Voador para criar experiências lúdicas para a criançada com uma apresentação e oficina”, conta Ana Garcia, diretora do festival. 

Nos dias que antecedem os shows no Parque do Bambu, o Festival No Ar Coquetel Molotov – Etapa Belo Jardim realiza uma série de atividades que incluem Oficinas Técnicas e a quarta edição da Mostra Play The Movie na cidade. As oficinas e a mostra ocorrem no Cine Teatro Cultura e Chaminé Recepções, entre os dias 15 e 18 de outubro.

O festival No Ar Coquetel Molotov – Etapa Belo Jardim tem patrocínio da Baterias Moura, Programa Pontes através do Oi Futuro e British Council, apoio da CEPE, Prefeitura de Belo Jardim, TNT e realizado pelo Instituto Conceição Moura e Coda Produções. 

ATRAÇÕES

Formada por Alexandre Urêa (voz e timbales), Tiné (voz, pandeiro e maraca), Yuri Rabid (baixo e voz), Gabriel Melo (guitarra), Hugo Gila (teclados), Irandê Naguê (bateria e percussão) e Tom Rocha (percussão e bateria), a banda Academia da Berlinda é formada por músicos da banda Eddie, Orquestra Contemporânea de Olinda, Nação Zumbi e Quarteto Olinda. O show da banda é um convite para dançar descortinando alegrias. As letras compõem uma academia de referências musicais, como coco, maracatu, cavalo marinho, forró, cumbia, afrobeat e carimbó.

Com raízes na zona da mata de Pernambuco, mais precisamente na cidade de Nazaré da Mata, Luiz Lins é um dos maiores nomes do hip hop atual quando se fala sobre a música e poesia nordestina. Desde sua estréia em 2016, com o single “Enquanto a Noite Cai”, o jovem pernambucano chama atenção pela sua versatilidade e sensibilidade ao expressar seu lado sentimental. O single sucessor, “Jamais”, foi de repercussão a nível nacional e atraiu os olhares para Pernambuco, colocando o nome de Luiz em diversas listas como artista revelação e promessa do hip-hop nordestino apesar do mesmo não se limitar ao gênero.

Formado pela carioca Mila Puntel (atriz, cantora e contadora) e pela pernambucana Bruna Peixoto (musicista), O Tapete Voador propõe um diálogo entre contação de histórias, música e a arte de interpretar. Com um repertório cheio de lendas, mitos, contos, músicas e mágicas a apresentação do Tapete Voador encanta a criançada e os adultos.

Cantora, compositora, rapper, coquista, percussionista, poetisa e ativista, além do seu trabalho solo, Jéssica Caitano é de Triunfo. A artista faz parte do grupo Radiola Serra Alta que se autodenomina “um eletrococo muderno” e também coordena o grupo de dança e batuque Cambindas de Triunfo. Entre outras apresentações, já tocou no Glastonbury Festival na Inglaterra e em festivais importantes como Red Bull Music Festival, e Festival DoSol.

Natural de Sapucarana área rural do município de Bezerros, Ciel Santos ingressou profissionalmente e de forma independente na música no ano de 2006. Seu primeiro trabalho autoral veio em 2015, com o lançamento do EP Livre, que ganhou destaque no cenário musical do estado. Formado em canto pelo Conservatório Pernambucano de Música, Ciel é contratenor e dono de um timbre raro. Sua voz andrógina canta na tessitura feminina E vai do contralto ao mezzo soprano.

Maria Nicole da Silva Mira é a artista que atende pela alcunha de Nix La Marge. Rapper, compositora e poetisa da cidade de Arcoverde – PE, conquistou diversos prêmios em batalhas de Rap. Apresentou-se pela primeira vez, na Mostra Rap do carnaval de Arcoverde, em 2018 e no mesmo ano, fez participação no show de Laranjão MC e Zé Brown, onde recebeu diversos elogios da crítica. Em seus shows, a artista também recita suas poesias e apresenta um trabalho sólido e diversificado, que une o clássico com o contemporâneo.

Mago Trio é um grupo que propõe texturas sonoras e instrumentais para expressar situações do cotidiano social. Conhecido por tocar a trilha sonora de cada dia e cena de nossas vidas, o grupo é formado por Gledson Lamartine, compositor e multi-instrumentista, por Eduardo Albuquerque, arranjador, compositor e multi-instrumentista e por Feitosa, Bateria, percussão e efeitos. Todos naturais de Belo Jardim – PE. Em suas apresentações, o Trio exibe uma espécie de alquimia, que passeia pelo rock, baião, soul, funk e psicodélia.

Com doze anos de história, o Maracatu Boi da Gente é um dos grandes difusores da cultura popular, na região Agreste de Pernambuco. Formado por músicos, estudantes e artistas unidos pelo propósito de preservar a cultura popular do estado, a orquestra que se apresenta com a alegoria do “Boi”, mescla ritmos como, o Maracatu, a Ciranda, o Frevo, e o coco, apresentando releituras de grandes composições da música popular pernambucana em uma apresentação rica e emocionante.

OFICINAS

A programação de oficinas têm início na terça-feira (15/10), às 14h, com o duo britânico TOMAGA, no Chaminé Recepções. Com o apoio do Programa Pontes, parceria entre Oi Futuro e British Council, o festival No Ar Coquetel Molotov vai trazer a Belo Jardim o grupo para uma residência artístico-musical com a participação de artistas e músicos durante o período da Mostra Play The Movie. Através de uma imersão com artistas interessados em música, dança e audiovisual. Serão exploradas as performances realizadas pelo grupo em um espetáculo multimídia, onde o público local terá a chance de entender como realizar completamente uma apresentação que vai além do palco. 

Também na terça-feira (15), às 14h, no Cine Teatro Cultura, o público tem a oportunidade de participar de um workshop sobre produção de música no Brasil. Apresentado pelo Porto Musical, o workshop mergulha em aspectos que vão desde a pré-produção de uma produção fonográfica, passando pela captação de recursos e pelo empresariamento de artistas. A facilitadora é Melina Hickson, da Fina Produção. 

Na quarta (16), às 14h, o Corpo Maré promove uma  vivência experimental para mulheres em uma oficina que trabalha na prática as questões de corpo e sentidos do feminino através das linguagens de dança, teatro e música. A oficina será ministrada pelo Coletivo Desabrochar e Marilia Azevedo, no Cine Teatro Cultura.

Já na quinta-feira (17) e sexta (18), também no Cine Teatro, a partir das 14h, o Coquetel oferece uma oficina de produção de videoclipes com smartphone, onde Rostand Costa ensina a produzir videoclipes de muita qualidade usando apenas um aparelho celular, criatividade, música, ação e luz. 

PLAY THE MOVIE

Como parte da programação do Festival No Ar Coquetel Molotov, a Mostra Play The Movie, em Belo Jardim, chega a sua quinta edição, com patrocínio das Baterias Moura e Uninassau através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Na programação da Mostra na terra de músicos, as sessões trazem gratuitamente clipes e documentários inéditos entre os dias 15 e 18 de outubro no Cine Teatro Cultura, encerrando-se com um cine-concerto especial com o duo TOMAGA, que está vindo ao Brasil através do programa Pontes do Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi, e do British Council.

Entre os filmes a serem exibidos estão “Clara Estrela”, biografia sobre a cantora Clara Nunes, em uma sessão de acessibilidade com janela de libras e audiodescrição para pessoas com deficiência visual. Antes da sessão, acontece a exibição do curta “Neurônios da Ilha”, de Rostand Costa. Completam a seleção de filmes os documentários “Erlon Chaves – Maestro do Veneno” (Dir: Alessandro Gamo), “Pipoca Moderna”, de Helder Lopes e  “Slam – Voz de Levante”, das diretoras Tatiana Lohmann e Roberta Estrela D’Alva.

FEIRA

O No Ar também abre espaço para estilistas, coletivos, designers, artistas, food trucks, marcas e produtores da região comercializarem os seus produtos na FeIra No Ar, que este ano, na cidade de Belo Jardim conta com stands de marcas do calibre da Nakombeer Bodega Truck, do Coletivo Arte na Rua – Garanhuns, Coletivo Criativo – Santa Cruz do Capibaribe, Sínteze Camisas – Caruaru, Indicativa Head shop – Caruaru e muito mais. 

 

DESENVOLVIMENTO

Organização de investimento social privado, sem fins lucrativos, o  Instituto Conceição Moura mantido pelo  Grupo Moura e promove ações de transformação social por meio da cultura e da educação cidadã. Sua missão é contribuir para transformar Belo Jardim, a 180 km do Recife, numa cidade melhor para se viver. 

O Instituto atua em parceria com organizações públicas e privadas e de forma articulada com a comunidade. Desta forma, apoia o desenvolvimento das pessoas por meio de metodologias que as ajudam na superação dos desafios da vida pessoal e social, exercitando a cidadania, tendo em vista o engajamento na vida da comunidade na busca e partilha de soluções de interesse comum através da cultura.

 

PROGRAMAÇÃO

SHOWS

Parque do Bambu

19/10 (Sábado)

Palco

Academia da Berlinda (PE)

Luiz Lins (Nazaré da Mata)

Jéssica Caitano (Triunfo)

Ciel Santos (Bezerros)

Som Na Rural

Nix La Marge (Arcoverde)

Mago Trio (Belo Jardim)

O Tapete Voador (PE)

 

Cortejo do Maracatu Boi da Gente (Belo Jardim)

OFICINAS

Chaminé Recepções

15 a 17/10 – 14h 

Imersão com TOMAGA (Inglaterra)

 

Cine Teatro Cultura

15/10 (terça) – 14h 

Workshop sobre produção de música no Brasil

Facilitadora: Melina Hickson

 

Cine Teatro Cultura

16/10 (quarta) – 14h 

Corpo Maré – Vivência Experimental Para Mulheres

Facilitadoras: Coletivo Desabrochar e Marília Azevedo 

 

Cine Teatro Cultura

17 e 18/10 (quinta e sexta) – 14h

Oficina Produção de videoclipes com smartphone

Facilitador: Rostand Costa

MOSTRA PLAY THE MOVIE

15/10

Cine Teatro Cultura

14h00 – Imersão com o grupo TOMAGA

19h00 – Seleção de videoclipes da Convocatória Play The Movie 2019

19h15 – Sessão acessível – “Neurônios da Ilha” (Dir: Rostand Costa)

19h30 – Sessão acessível – “Clara Estrela” (Dir: Susanna Lira e Rodrigo Alzuguir)

16/10

Cine Teatro Cultura

19h00 – Seleção de videoclipes da Convocatória Play The Movie 2019

19h30 – “Erlon Chaves – Maestro do Veneno” (Dir: Alessandro Gamo)

17/10

Cine Teatro Cultura

14h00 – Oficina Produção de Videoclipes com Smartphone, por Rostand Costa

19h00 – Seleção de videoclipes da Convocatória Play The Movie 2019

19h30 – “Pipoca Moderna” (Dir: Helder Lopes)

18/10

Cine Teatro Cultura

19h00 – Seleção de videoclipes da Convocatória Play The Movie 2019

19h15 – “Slam – Voz de Levante” (Dir: Tatiana Lohmann e Roberta Estrela D’Alva)

18/10

Chaminé

20h45 – TOMAGA – Cine-Concerto ao vivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!