Agenda Cultural Últimas Notícias

Exposição “Afluências” em Cartaz no Sesc Garanhuns

Os moradores de Garanhuns terão recebem entre os dias 19/07 a 26/09 a exposição, “Afluências”, na galeria Ronaldo White compondo a grade de programação do Sesc para a 28ª edição do Festival de Inverno, que ocorrerá entre os dias 19 a 28 de julho.

 

Durante o FIG, a exposição funcionará em horário especial: das 9h às 21h. No dia 19 ocorrerá o vernissage da exposição. Já no dia 22, a partir das 17h, será realizado um bate papo com os artistas que terão as obras expostas e com as curadoras. Na mesma data ainda haverá a performance Makeup de Clóvis Teodorico. A partir das 20h ocorrerá o lançamento do livro “Tabela poética dos números irreversíveis”, de Daniel Santiago.

“Afluências” tem a curadoria de Clarissa Diniz e Valkiria Dias Porto e tem a proposta de trazer um recorte das artes visuais de Garanhuns, com destaque à arte contemporânea, fazendo dialogar artistas da atualidade e os já consagrados, que escreveram capítulos importantes da arte garanhuense.

Sérgio Lemos, Daniel Santiago, Jairo Arcoverde, Ismael Caldas, Clóvis Teodorico, Marcela Camelo, Renata Romão, José Godoy, Fernando Rezel, Sapo Lendário, Felipe Correia, José Veríssimo, Marcos Siqueira, Romualdo, Mestre Fida são os nomes que integração a mostra de artes.

A professora de artes e coordenadora geral do projeto, Valkiria Dias Porto, destaca a proposta da exposição. “Afluências traz um recorte que revelará ao público a produção em artes visuais que a cidade de Garanhuns possui desde a década de 1960 com importantes representantes da história da arte de Pernambuco, como é o caso de Daniel Santiago, Jairo Arcoverde, Sérgio Lemos e Ismael Caldas (falecido em 2016), traçando um diálogo com a produção atual de arte contemporânea com jovens artistas, utilizando-se de suportes e tecnologias diversas para criar, traçando uma relação direta com os anseios e as influências locais”.

A mostra terá ainda a presença de obras de mestres da arte popular como José Veríssimo e Mestre Fida, entre outros, fazendo uma referência ao trabalho realizado por Janete Costa em Pernambuco. Será realizado um trabalho educativo durante todo o período da exposição com mediadores que receberão o público e os grupos escolares que agendarem visitas.

 

O Sesc Garanhuns está localizado na Rua Manoel Clemente, 136, no Centro. A visitação é gratuita.

 

Deixe seu comentário