Agenda Cultural Últimas Notícias

Conservatório Pernambucano de Música leva equipe de peso ao FIG 2018

Conservatório Pernambucano de Música novamente marcará presença no Festival de Inverno de Garanhuns, que acontece entre os dias 19 e 28 de julhoCom o tema Um Viva à Liberdade!, a 28ª edição do FIG receberá pelo décimo ano consecutivo uma programação especial organizada pelo CPM, que ocupará a Catedral de Santo Antônio com apresentações gratuitas de artistas de renome local e nacional 

Nosso intuito é sempre colocar em evidência o melhor de todos os estilos de música presentes no Conservatório, seja erudita, popular, vocal ou instrumental. Portanto, repetimos os sucessos e abrimos as portas para os artistas que participarão pela primeira vez da nossa programação”, detalha Roseane Hazin, gerente geral do CPM. “Os músicos que levaremos a Garanhuns são referência para os nossos alunos, que veem neles a amplitude do que é feito no País”.  

A apresentação de abertura ficará a cargo do Wagner Tiso Trio, composto por Wagner Tiso (piano), Márcio Malard (violoncelo) e Victor Biglione (violão e guitarra), que toca na quinta-feira (19), a partir das 21h. No dia seguinte, Danilo Caymmi e banda fazem a pré-estreia nacional do show 10 Anos Sem Caymmi, no qual saúdam o legado do cantor e compositor baiano Dorival Caymmi, pai de Danilo, que faleceu em agosto de 2018. 

A agenda segue com shows e concertos diários, como o Volta ao Mundo em 80 Artistas, da cantora e violonista paulista Badi Assad, até a segunda-feira (23). Após pausa de três dias, o Conservatório volta à Catedral de Santo Antônio para os últimos dois dias de FIG, a sexta-feira (27) e o sábado (28). 

ORQUESTRA DE CÂMARA 

Sob regência do maestro José Renato Accioly, a Orquestra de Câmara de Pernambuco fará três importantes apresentações ao longo do festival. A primeira delas acontece na sexta-feira (20), com participação inédita da pianista Maria Clara Fernandes, ex-aluna do Conservatório. 

A escolha de Maria Clara para os solos, explica o maestro, se deu pela vontade de valorizar o artista pernambucano. “Ela mora em Viena (Áustria) há muitos anos, mas sempre que pode vem ao Recife para visitar a família e também se apresentar no Conservatório. É um dos frutos especiais vindos das nossas salas de aula”. 

A segunda inserção de José Renato e companhia será no domingo (22), com mais uma edição do show Musicais, sucesso de público no FIG2017. Nele, a Orquestra executa trechos de musicais famosos, a exemplo de A Bela AdormecidaO Mágico de OZ e O Rei Leão. Todo o repertório será novo, abrangendo vários musicais. Vamos repetir apenas trechos de Fantasma da Ópera, que fizemos no ano passado, em função do sucesso”, destrincha o maestro. 

A terceira e última participação será no sábado (28), com a luxuosa parceria dos cariocas Francis e Olívia Hime, interpretando composições de Francis. “Para nós será uma enorme oportunidade poder estar ao lado deste ícone da música popular brasileira. Estamos todos ansiosos para que chegue logo o dia”, comenta José Renato Accioly. “É de suma importância o esforço do Conservatório Pernambucano de Música na valorização do músico e da música em Pernambuco. Já o FIG oportuniza o intercâmbio entre cantores, instrumentistas e solistas locais e nacionais. Será um grande encontro musical”. 

O Festival de Inverno de Garanhuns é uma realização do Governo de Pernambuco (Secult e Fundarpe), em parceria com o Conservatório Pernambucano de Música, a Prefeitura de Garanhuns, o Sesc Pernambuco, SebraeVirtuosi e a Cepe Editora. 

PROGRAMAÇÃO CPM NO FIG 2018: 

19/7 (Quinta-feira) 

21h – Wagner Tiso Trio 

20/7 (Sexta-feira) 

16h – Orquestra de Câmara de Pernambuco 

Solista: Maria Clara Fernandes 

Regência: José Renato Accioly 

21h – SaGRAMA e Hamilton de Holanda 

21/7 (Sábado) 

16h – Show 10 Anos Sem Caymmi 

Danilo Caymmi (Voz e flauta) 

Flávio Mendes (Violão) 

Itamar Assiere (Piano) 

Paulo Vicente (Bateria) 

José Luiz Maia (Baixo) 

Nilson Raman (Mestre de cerimônias) 

Participação especial: Carmen Monarcha 

 21h –  Ozzeti, Dante Ozzeti e Patrícia Bastos 

22/7 (Domingo) 

16h – Orquestra de Câmara de Pernambuco, Coro de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música e Grupo Vocal Liberi apresentam o show Musicais 

Solistas: Gleyce Melo, Monica Muniz, Madson de Paula, Ciel Santos, Marcio Mênner, Catarina Rosa, Bianca Vieira e David Mitchel 

Regência: José Renato Accioly 

21h – Carmen Monarcha (Soprano) 

Daniel Gonçalves (Piano) 

23/7 – Segunda-feira 

16h – Badi Assad, Lívia Matos e Claudinho Araújo com o show Volta ao Mundo em 80 Artistas 

21h – Mônica Salmaso (voz) e Marco Pereira violão) 

27/7 (Sexta-feira) 

21h – Pianorquestra com o show Linha do Tempo 

28/7 (Sábado)

16h – Francis Hime, Olívia Hime e Orquestra de Câmara de Pernambuco 

Regência: José Renato Accioly 

21h – Lívia Nestrovski (voz) e Fred Ferreira (guitarra) 

Deixe seu comentário