Caruaru recebe oficina sobre o Prêmio Culturas Populares no dia 30 de julho – Rádio Liberdade
Agenda Cultural Últimas Notícias

Caruaru recebe oficina sobre o Prêmio Culturas Populares no dia 30 de julho

Caruaru recebe no dia 30 de julho uma oficina para orientar candidatos a se inscreverem no Prêmio Culturas Populares – Edição Teixeirinha. O encontro, gratuito e aberto ao público, será das 14h às 16h, no Museu do Barro. As vagas são limitadas. A capacitação é oferecida pelo Ministério da Cidadania em pareceria com a Prefeitura de Caruaru, através da Fundação de Cultura e Turismo.

De acordo com a coordenadora de projetos da FCTC, Jô Barbosa, a cidade recebeu a oficina do Prêmio Culturas Populares pela primeira vez em 2017, no início da gestão da prefeita Raquel Lyra. “Por causa dessa oficina, oito mestres da cultura popular do nosso município foram premiados só naquele ano. Em 2018, outros mestres também foram selecionados. Com a premiação eles podem melhorar as condições de trabalho, que foi o que a maioria fez, investiu em sua própria arte”, disse.

 

Prêmio Culturas Populares – Teixeirinha

Serão premiadas 250 iniciativas em todo o país que fortaleçam as expressões culturais populares brasileiras, retomando práticas em processo de esquecimento e que difundam as expressões populares para além dos limites de suas comunidades de origem. Exemplos dessas iniciativas são o Cordel, a Quadrilha, o Maracatu, o Jongo, o Cortejo de Afoxé, o Bumba-Meu-Boi e o Boi de Mamão, entre outros.

Os candidatos poderão se inscrever para participar do edital até 16 de agosto, online ou por via postal. Entre os critérios avaliados para obter a premiação, estão: contribuição sociocultural que o projeto proporcionou às comunidades; melhoria da qualidade de vida das comunidades a partir de suas práticas culturais; e impacto social e contribuição para a preservação da memória e para a manutenção das atividades dos grupos, entre outros.

Inscrições e mais informações sobre o Prêmio: http://culturaspopulares.cultura.gov.br/. 

Deixe seu comentário