Brasil sofre apagão e região Nordeste é a mais afetada – Rádio Liberdade
Destaques Notícias Últimas Notícias

Brasil sofre apagão e região Nordeste é a mais afetada

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Atualizado às 19h12

O Brasil sofreu um apagão na tarde desta quarta-feira (21). Às 15h48 faltou energia em todas as regiões do País. O problema foi resolvido às 16h15 nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No Nordeste, a energia começou a retornar por volta das 18h.

Em Caruaru, a luz foi retornando aos poucos em diferentes bairros. O trânsito também virou um caos em toda cidade, principalmente no centro comercial. Muitos colégios suspenderam as aulas.

Pelo menos 14 estados do Norte e Nordeste enfrentaram o apagão: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Tocantins. Também houve registro de falta de energia em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal.

Em nota, o Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que uma perda de carga causou o apagão. As causas do desligamento estão sendo investigadas.

Confira a íntegra nota da ONS:

Hoje, 21 de março, às 15h48, uma perturbação no SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento.

Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW.

Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste.

Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso.

As causas de desligamento estão sendo investigadas.

Deixe seu comentário