Apagão no Norte e Nordeste foi causado por falha em disjuntor no Pará

A queda no fornecimento de energia para as regiões Norte e Nordeste, na tarde desta quarta-feira (21), foi causada por falha em um disjuntor na Subestação Xingu, no Pará, responsável pela distribuição da maior parte da carga gerada pela Usina de Belo Monte para a Região Sudeste. A informação foi divulgada pelo diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata Ferreira.

Segundo nota do ONS, o problema se iniciou às 15h48, e em todas as capitais do Norte e Nordeste ocorreu interrupção do suprimento de energia elétrica. De acordo com Luiz Ferreira, mais de 70 milhões de pessoas foram afetadas. As causas da falha no disjuntor estão sendo investigadas, mas o ONS descartou sobrecarga no sistema, fatores climáticos ou queimadas.

Uma reunião entre todas as empresas diretamente responsáveis pelo sistema afetado será realizada nesta sexta-feira (23) ou na segunda-feira (26), segundo o ONS, quando serão detalhados os fatores que contribuíram para a falha no disjuntor.

Em Caruaru, o apagão deixou o trânsito um caos em toda cidade, principalmente no centro comercial. Várias lojas encerraram o expediente mais cedo e muitos colégios suspenderam as aulas.

Cinco horas após o apagão, a energia elétrica foi restabelecida em todo o Estado de Pernambuco por volta das 20h35. O anúncio foi feito pela Celpe através de nota.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!