Gigantes do Carnaval desfilam por Olinda e pelo Recife

Foto: Brenda Alcântara/Folha de Pernambuco

Pontualmente às 11h desta terça-feira (13) começou o já tradicional desfile dos bonecos gigantes de Olinda. Liderados pelo calunga Homem da Meia Noite, os bonecos gigantes tomaram as ruas atraindo uma multidão.

Os gigantes que desfilam nesta terça são criados pelo artista plástico Sílvio Botelho, criador de bonecos em Olinda desde 1974. O desfile acontece desde 1987 e reúne bonecos de vários artesãos, passando por pontos como o Largo do Guadalupe, Largo do Amparo, Quatro Cantos e Prefeitura.

Foliãs como Edivani Souza, de 37 anos, foliã de carteirinha do Carnaval da cidade, mas que só hoje veio pela primeira vez prestigiar o desfile. “Achei muito lindo, mas senti falta de muitos bonecos. Apesar de ser a primeira vez que vim assistir, pelo que já tinha visto na televisão, não teve tanto boneco”, questiona.

Rachel Gonçalves, de 53 anos, também veio pela primeira vez, mas não achou que a festa teve o glamour de outros carnavais que ela via pela TV. “Não vi nada demais no desfile, que mais pareceu um passeio acompanhado apenas por duas pequenas orquestras. Não dava nem pra escutar muito bem o som”, observa.

Entre as novidades deste ano, estão os bonecos do MC Troinha e do jornalista Francisco José, além do de Luiz Adolpho Alves e Silva, presidente do Clube Carnavalesco de Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite e homenageado do encontro deste ano.

A fabricação dos bonecos também evoluiu. Antes, levava até um mês para moldar um corpo, com peso de 30 quilos. Hoje, até cinco exemplares bem mais leves são feitos por dia misturando fibra de vidro, isopor e outros elementos. “Quando deixei os bonecos menos pesados, com 25 quilos, foi uma revolução na cidade. Até brincaram, dizendo que os havia levado para um spa. Hoje, esse peso chega a 13 quilos. Mas o Homem da Meia-Noite continua com 50 quilos. Ele é tradição, o grande calunga”, diz Botelho, que já soma mais de 1,3 mil criações ao longo de 44 anos.

Recife
A Embaixada de Pernambuco – Bonecos Gigantes de Olinda também promove um desfile na terça-feira (13), no Recife. O encontro, chamado de Apoteose dos Bonecos Gigantes, terá saída às 17h, da Praça do Arsenal, no Bairro do Recife. Cinquenta exemplares devem participar do evento, que costuma atrair o público no encerramento da festa de Momo na Capital.

 

Do Portal FolhaPE

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!